segunda-feira, 6 de maio de 2019

Mottainai

Opa, acabei de jogar esse título que a Ludofy trouxe recentemente para o Brasil. Antes de tudo, vamos entender o que significa o nome desse game segundo este site aqui: "Mottainai é uma expressão antiga que o povo japonês utiliza quando alguém desperdiça algo, porém do mesmo modo que é impossível traduzir a expressão para o português, é igualmente implausível traduzir a verdadeira essência do Mottainai. O Mottainai é aprender a reconhecer o valor de todos os recursos ao nosso redor, e a partir disso aproveitar tudo com respeito e gratidão. Eliminando o desperdício".



Pois é, legal, né? Em Mottainai nós somos monges produzindo produtos (pipas, artesanato, roupas, hashis etc.) visando o maior aproveitamento dos recursos disponíveis. Para isso vamoss usando mecânicas de gerenciamento de cartas na mão, fazendo uns drafts malandros com cartas da mesa e organizando uns sets collections. As mecânicas funcionam muito bem integradas e fazem uma harmonia bacana entre os jogadores e as rodadas. Realmente flui bem.



Basicamente cada player possui um tabuleiro no qual vai alocando seus trabalhadores. O ponto legal é que, visando o máximo aproveitamento de recursos, você joga com seus workers e com os do oponente. O objetivo é produzir, transportar e vender pela melhor maneira possível. O jogo é muito bem sacado e possui uma dinâmica muito interessante (fora que as partidas são de quinze minutos a meia hora).



O que eu não gostei muito foi da arte do game. Apesar de ter umas ilustras minimalistas legais o layout como um todo deixa o jogo com uma cara de protótipo (o que não reduz o brilhantismo dele). Gostei bastante de conhecer e quero jogar com mais players (pois joguei em três).

#GoGamers

Nenhum comentário: