terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Terra Mystica

Um jogaço! Me foi apresentado pelo amigo Torselli e já entrou para a lista de desejos lúdicos. Lançado em 2012, Terra Mystica é o game mais legal que joguei nesse início de ano. Tem muitos elementos, permite muitas estratégias e é bastante divertido. Vou contar um pouco da dinâmica e dos pormenores do jogo.



Criado por autores escandinavos, Terra Mystica é um board game de temática fantástica medieval onde cada jogador escolhe uma entre 14 raças para conquistar o reino místico em questão. Cada raça possui um tabuleiro único onde são listadas as habilidades especiais, as habilidades comuns e o gerenciamento de recursos. A cada rodada os players devem planejar seus actions points para conquistar pontos para obter a vitória.



Cada raça do jogo é associada a um tipo de terreno especial no tabuleiro principal. O ponto chave de cada partida é usar sua magia para mudar os terrenos no tabuleiro mestre de maneira que você consiga construir suas cidades e expandir seus domínios. O poder de "usar a pá" para alterar o terreno é a chave para se expandir o território e gerar mais possibilidades/pontos.

No Board Game Geek há uma lista de raças/terrenos que reproduzo a seguir:

Desert (Fakirs, Nomads)
Plains (Halflings, Cultists)
Swamp (Alchemists, Darklings)
Lake (Mermaids, Swarmlings)
Forest (Witches, Auren)
Mountain (Dwarves, Engineers)
Solitude (Giants, Chaos Magicians)
Criar cidades, evoluir prédios, adquirir poder religioso, invocar magia, etc. são alguma das maneiras de ganhar pontos e conquistar a vitória.



A ação se passa em turnos e cada jogador escolhe poderes exclusivos para usar a cada rodada, seguindo exemplos consagrados de jogos como Puerto Rico. As possibilidades são gigantescas e é daqueles games emocionantes do começo ao fim. Possui reviravoltas estratégicas e segura 3 a 5 jogadores por duas horas sem perceber o tempo passar.

Nota 10 pra esse. Imagens do BGG.

Nenhum comentário: