domingo, 31 de julho de 2016

Apotheca

Apotheca é um game muito bom. Bom mesmo. Rápido (meia horinha), para 2-4 players, com componentes caprichados e uma direção de arte sensacional. Eu dou cada vez mais valor para jogos rápidos, confesso que ando meio sem paciência para longas partidas de muitas horas. No entanto, o grande ponto de destaque do Apotheca é como uniram uma temática pop (feitiços e poções) estrategicamente em um jogo abstrato.



Tenho um amigo que fala que "todo jogo, em sua essência, é um jogo abstrato". Se enxergamos para além da temática, iremos ver um esqueleto de mecânica abstrata pura em muitos dos games que amamos jogar. No entanto, essa visualização é mais nítida em alguns casos. Apotheca tinha tudo para ser um bom jogo abstrato com cores e formas, mas a temática de poções mágicas dá um tcham a mais na obra.



A mecânica é muito simples. Em seu round, cada player deve escolher fazer duas ações: colocar dois tiles não revelados em jogo, desvirar um tile, comprar uma personagem ou pontuar. O objetivo é fazer sequências de três poções da mesma cor e quem pontua 3 vezes ganha o jogo. O tabuleiro possui pouco espaço para longas estratégias de movimento e daí entra um componente muito legal do jogo: as cartas de personagens.





Cada personagem possui um poder de movimentação que altera os tiles de poções no board. Logo, quando você está com uma jogada ensaiadinha pra marcar o ponto, pode rolar uma movimentação de peças que altere toda a configuração da mesa. Só uma coisa não me agradou muito no game: as cartas de personagem possuem um espaço pequeno para a descrição do poder e a informação, nem sempre, é muito clara. Detalhe de layout, mas que poderia ser melhor pensado (mas nada que estrague a experiência do jogo).

Mais um excelente título que saiu de financiamento coletivo e ganhou as ludotecas de muita gente. Mais um bom game conferido da coleção do amigo Estevão.

#GoGamers

2 comentários:

Oliver K disse...

Não tem link para comprar?

VINCE VADER disse...

Dá uma olhada nesses links aqui: http://www.boardgameprices.com/prices/apotheca