quinta-feira, 17 de julho de 2008

Indonesia

Vamos direto ao ponto: a mecânica é muito, mas muito boa. O tabuleiro é muito, mas muito ruim. Indonesia é um daqueles jogos que se tivessem acertado o design seria imbatível, seria nota 10. Mas, acabou levando um honroso 7.8 na média final. Ahhh, e caixa dele parece uma embalagem de bombons.

Resumidamente o jogo se passa na Indonésia e os players tem que comercializar mercadorias nas ilhas da região. Os pontos estratégicos são montados em cima de empresas que fazem o "trading" do produto e com que cidades você faz comércio.

O clima de venda, evolução de atributos e transporte marítimo é ultra elegante; sério, é uma mecânica como poucas vezes se vê. Mas, infelizmente peca no tabuleiro e isso é realmente grave nesse jogo. Há inúmeros tiles que são despejados a cada turno no tabuleiro, isso torna o visual muitas vezes imcompreensível, fato que se agrava devido à quantidade peças e as linhas traçadas de maneira ruim no mapa.

Insisto nisso pois conforme o game avança fica praticamente impossível visualizar com clareza a situação geral do jogo no overview do mapa. Tem gente no Board Game Geek que até se propôs a redesenhar o mapa todo, enfim... é uma pena ter essa falha pois é excelente em todos os outros aspectos. Foi um game que o Fabião trouxe para nossa "quarta da alegria" e fechou o dia com chave de ouro (apesar do tabuleiro... =)

Nenhum comentário: