sábado, 26 de julho de 2008

Verrater

Na linha do Meuterer, inclusive do mesmo autor e da mesma coleção, esse jogo é genial como o primeiro.

Como o Meuterer, esse é uma caixinha pequena, com 80 e poucas cartas, que tem tudo que é necessário para uma hora de jogo extremamente estratégico de 3 a 4 players.

Verrater é um game de traição (Verrater é traidor em alemão), duas famílias escocesas (a família da águia e a família da rosa) estão disputando territórios e poder; aqui, o grande tchans do game é que você pode mudar de lado na hora de escolher papéis a cada turno, virando o traidor da rodada.

A cada turno dois territórios vizinhos entram em conflito e cabe a cada jogador escolher papéis, apostas de defesa de terras e blefar muito pra liderar uma boa campanha pra faturar pontos sozinhos. A cada rodada os jogadores podem escolher o papel de construtor, agricultor, diplomata, estrategista e logicamente, o papel de traidor. A fase de batalha é muito legal, pois primeiro os jogaores apostam incrementos para depois revelar se algum deles é o traira.

É estrategicemente fodido e bem tenso. Permite muitas combinações e muitas variações de jogo. Esse é uma aula de game design.

Nenhum comentário: