segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Factory Manager

Novo jogo do Friedemann Friese, lançado na Feira de Essen de 2009, que tem a cara do Power Grid em termos de arte, afinal de contas foi desenhado pela designer do PG, Lars-Arne "Maura" Kalusky. Factory Manager, como o nome diz, é um game de gerenciamento de fábrica. Aliás, segundo o autor, ele faz parte da série Power Grid, que parece que será uma trilogia.

Os players durante cinco rodadas vão comprando máquinas ou robôs para melhorar a produção, aumentam os depósitos para poder estocar e vendem para ganhar o recurso principal do jogo que é dinheiro. A alocação dos trabalhadores é um ponto fundamental e eles possuem dupla função no jogo: são moeda de troca nos leilões e mão de obra pra gerar receita.

É um game um pouco pesado que comporta de 2 a 5 players. Com 5 pessoas a partida tende a demorar quase duas horas e vai ficando mais demorada próxima do final,que é a hora que todo mundo sai fazendo contas pra ver se as contas da empresa vão bater pra dar um bom lucro.

Gostei bastante do gameplay, porém achei que é um jogo que poderia ter mais interação entre os players. Basicamente o que mais afeta a cada rodada é o fato de um player com posição melhor comprar algo escasso antes do outro.

Mais um que o Macri apresentou. Imagens do BGG.

Nenhum comentário: