segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sator Arepo Tenet Opera Rotas

Aquisição genial para o acervo! Só pelo nome já vale o game. Faço uma tradução livre do BGG sobre a (brilhante) história do game: Escondidos no poço dos pecadores de uma antiga biblioteca estão tomos amaldiçoados, livros heréticos, tratados de bruxaria, magia negra e volumes da Kabbalah, todos eles escritos em linguagens profanas e perdidas. Cada livro foi colocado em um lugar preciso do poço dos pecadores de acordo com antigos rituais, com a função de prevenir que o caos desperte das profundezas.

Um guardião foi incumbido de impedir que as almas perdidas escapem deste lugar de danação, porém uma força maior está desconfigurando este labirinto de sombras e pondo em risco o futuro da humanidade. Um selo sagrado deve ser invocado através da junção de 4 livros específicos, SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS é o selo que impendirá o fim de tudo.

Os players são discípulos do velho guardião e devem entrar no labirinto de sombras onde os caminhos se configuram de maneira insólita para encontrarem quatro livros das cores de seus peões. O tabuleiro mostra uma arte fantástica de um poço sem fundo sem fundo onde os player vão criando caminhos com tiles para chegarem até os livros procurados. Objetivo do jogo: pegar 4 livros da sua cor que estão dispostos nos 4 quadrantes do tabuleiro usando tiles móveis.

Mecânica de ação baseada em cartas que movimentam os personagens e tiles. Há algumas sutilezas geniais: como o game consiste muitas vezes de bloquear o caminho do adversário, é possível usar a ação de invocar os medos mais profundos de um adversário e coloca-los em seu caminho; o medo é simbolizado por uma miniatura de gárgula.

O game possui algumas particularidades excelentes: 1)componentes maravilhosos: peões, gárgulas, tabuleiros e livros; 2)cartas em latim(!); 3)uma primorosa embalagem que simula um livro antigo. Aquisição nota 1000 para a ludoteca.

Imagens diretamente do BGG. Vou fazer questão de tirar umas fotos e colocar na galeria do game também; nota importante: já foi algumas vezes pra mesa, com grupos diferentes, e todo mundo curtiu.

3 comentários:

Cacá disse...

É um jogo fantástico mesmo... sempre me divirto jogando ele... Alto nível de "cubreagem"...

Abraços...

Fausto disse...

Pessoal, valeu...gostei mesmo do design do jogo...tabuleiro incrível...mais um pra lista de desejos...

VINCE VADER disse...

E saiu uma versão DELUXE! Procurem no BGG e fiquem com água na boca!