domingo, 28 de fevereiro de 2016

Sheriff of Nottingham

Opa! Esse aqui é divertido demais. Um game assinado pelos brazucas André Zatz e Sérgio Halaban. É um remake do famigerado JOGO DA FRONTEIRA. A Estrela lançou esse game no Brasil, mas a temática de contrabando na alfândega não soou bem para alguns chatos do grupo dos politicamente corretos.



Agora o game vem com uma nova cara: os players devem passar pelo xerife de Nothinghan contrabandeando vinhos, especiarias e tecidos raros. Nova temática, mesma mecânica.



A cada rodada um jogador faz o papel de xerife e deve "negociar" com as personagens que tentarão trazer produtos mais valiosos. É blefe dos bons e com Role playing fica mais legal. Jogamos em quatro players e foi diversão garantida.

Excelente saber que não deixaram uma boa ideia morrer. A arte tá nota 10 e agora pode voltar a figurar nas ludotecas de muito mais gente. Galápagos é responsável pelo belo remake! Essa galera tá mandando muito!

#GoGamers

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Carcassonne: The Ferries

Mais uma mini expansão de Carcassonne que experimentei em uma joga recente; dessa vez temos as balsas invadindo o tabuleiro de Carcassonne. Eu gosto muito desse game e sempre me surpreende como um elemento simples adicionado reconfigura todo o jogo.



As balsas alteram a maneira como se cria as estradas no game. Agora, tiles de encruzilhada permitem que os players manipulem algumas barras de madeira para mudar os pontos ao seu favor. Bem divertido e leve. Não é mega estratégico, mas permite mais um componente estratégico no game.



Mais um mini pack que integra a coleção do amigo Big que, pouco a pouco, está obtendo o pacotão completo de peças desse game.

#GoGamers

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Escape Room SP

No feriadão de carnaval juntamos um animado grupo de investigadores foliões e fomos desvendar alguns enigmas do ESCAPE ROOM SP. Não sabe o que é um game de escape the room? É uma mistura de live action RPG com resolução de puzzles, tudo dentro de uma sala cheia de pistas! É legal demais. Você reúne seus amigos e tem uma hora para abrir a porta e escapar.



Jogamos a sala do ateliê no qual tínhamos que descobrir para onde fugiu um famoso falsificador de quadros. O time jogou bem, jogou entrosado e conseguiu (nos 45 do segundo tempo) resolver o enigma final e escapar. Olha o naipe dos investigadores:



No embalo dessa visita, listei - no UPDATE OR DIE - o que podemos aprender como os games de escape the room (lê aí que tem umas reflexões legais sobre game design).

Quer conhecer o ESCAPE ROOM SP? Tá fácil:

R. Bagé, 268 - Vila Mariana
São Paulo - SP
04012-140
contato@escaperoomsp.com
(11) 95328-1005

#GoGamers

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Welcome to the Dungeon

Joguinho bem divertido esse aqui com um componente interessante: 2 a 4 players usam um herói coletivo para enfrentar os perigos de uma dungeon. Funciona assim: 1-) no centro da mesa há uma personagem com 6 tiles de equipamento; 2-) cada jogador em sua vez deve sortear um monstro da pilha, olhar e escolher se quer sacrificar um equipamento do herói para eliminar a criatura ou enviá-la em segredo para a dungeon; 3-) no momento que todo mundo passar a vez, o jogador que sobrar deverá enfrentar todas as criaturas da dungeon que são reveladas com os equipamentos que sobraram; 4-) se ganhar, leva um ponto de vitória, mas se morrer, perde um ponto de vida.



É muito rápido e divertido demais. É uma bela mecânica de blefe atachada na temática medieval. Uma partida não passa de 10 minutos. É daqueles títulos para ficar jogando enquanto o resto do grupo não chega para jogar o game principal do cardápio.

#GoGamers

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Elysium

Card drafting com set collection bem interessante que joguei recentemente. Elysium é um game sobre mitologia grega. Cada jogador deve utilizar seus recursos para atrair figuras divinas, equipamentos e guerreiros para o seu território. O game conta com uma mecânica interessante de trazer cartas para uma área superior de um tabuleiro individual (ativando certos poderes) e depois enviá-las para a parte debaixo desse tabuleiro (o Elysium) para despertar novas habilidades e garantir maior pontuação para o final do game.



Lembra aqueles euro games clássicos mais antigos. É rápido (uma hora de jogo) e possui uns mecanismos legais de combo entre uma carta e outra. É preciso uma leitura atenciosa de ícones e textos das cartinhas a cada rodada para montar a melhor estratégia.



A pontuação é baseada em sequências crescentes das cartas em grupos de 1/2/3 e combinações de cinco cartas iguais de mesmo valor 2/2/2/2/2. Portanto é essencial gerenciar seus recursos para pegar as cartas de cores/números mais interessantes para o seu pool.



Gostei bastante e jogaria de novo.

#GoGamers