domingo, 15 de novembro de 2020

Essa cerveja lembra a caixa de qual boardgame?

E aí? Quem lembrou de um Azul olhando para essa lata? =)



Essa breja incrível e outras mais você encontra no Let's Beer na Vila Mariana em São Paulo.

#GoGamers #GoBeer

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Captain Carcass

Legal, bacana, com arte bonita, rápido e divertido! Meu tipo de jogo atualmente. =)

Captain Carcass é um push and luck gostoso demais de brincar. Funciona bem com 2, 3 ou 4 jogadores (com mais é melhor).



Basicamente você compra uma carta e coloca na mesa. Essa carta vale pontos. Você pode arriscar continuar comprando para aumentar seus pontos. No entanto, se sair uma carta com mesmo desenho você perde tudo.

É básico, mas as cartinhas têm poderes: destruir cartas conquistadas dos oponentes, replicar poderes da sua mesa, olhar a próxima carta entes de comprar, combinar tesouro e chave para um combo poderoso, roubar cartas de oponentes etc.



Os poderes são muito bem "casados" com as ilustrações das cartas (arpão, sereia, submarino, rede etc.). É um bom exemplo de como o storytelling pode jogar junto com a mecânica para dar mais sentido ao gameplay.

Adorei ter conhecido.

#GoGamers

A4 Quest

Opa! Um salve para quem acompanha o Game Analyticz. O movimento de posts aqui anda baixo, mas - mesmo assim - seguimos firmes na jornada lúdica de conhecer, analisar e resenhar games analógicos. Esse final de ano com pandemia, aulas, reuniões e outras side quests está virando um desafio level hard para mim, mas sempre se arruma um tempinho para jogar algo novo.

Nesse post aqui eu vou falar do A4 Quest. O jogo é um print and play gratuito originalmente. É de autores poloneses que fizeram uma brincadeira de que as folhas do jogo podiam ser impressas em papel A4 para ser jogado. Eu experimentei a versão financiada em kickstarter com peças, boards e tabuleiros que são quadrados e não em A4.



Pra um jogo print and play é legal, mas a versão com caixa e componentes decepciona um pouco. O jogo é um dungeon crawler que pode ser jogado por um ou dois players. Há diferentes tabuleiros com missões e seu objetivo é ir entrando nos cômodos da dungeon para caçar, pegar tesouros, fazer quests e - obviamente - matar monstros. A mecânica é de dice rolling com gerenciamento de recursos no board. Tem um bom mecanismo de rolar os dados e deixar em uma área de uso; quando você utiliza todos, precisa usar um ponto de "comida" para rolar de novo (e se não há comida, perde-se vida). Se sua life chegar a zero, fim de jogo. Ah! Você pode escolher um falcão, um beagle, um burro ou uma galinha para ser seu companion numa partida.



\

Joguei a missão básica em dois players e confesso que não empolguei muito para experimentar as demais. No entanto, vou providenciar uma versão impressa para poder brincar sozinho e ver se animo mais com o game. A seguir, uma imagem da versão p and p:



O mais legal de ter jogado esse game foi a inspiração para eu tirar um projeto print and play da gaveta e voltar a trabalhar nele. Espero o ano que vem conseguir compartilhar por aqui.

#GoGamers