quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mr. Jack Pocket

Este aqui é um desdobramento transmidiático do Mr. Jack original, um game de investigação para duas pessoas onde uma faz papel de detetive e outra de assassino.



Neste título (assinado por Bruno Cathala e Ludovic Maublanc) os jogadores se desafiam em um grid de 9x9 tiles. O detetive vai circulando as ruas e o assassino vai dando pistas se está visível ou não. Através de uma mecânica de escolha de ações é possível mudar tiles de lugar, girar tiles, visualizar cartas de suspeitos e mover os detetives. Cada player em sua vez resolve duas ações: o detetive tenta posicionar suas peças para investigar o maior número de ruas e o assassino vai tentar confundir o cenário.



Usa elementos de dedução e blefe. As partidas são bem rápidas e não passam de 10 minutos. Componentes bem bonitos.

Nota 6 pra esse aqui. Imagens do BGG.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Itiban Comic Shop - Curitiba

Opa! Seguindo a tradição anual, passei o carnaval de 2013 em Curitiba. Mais uma vez fui prestigiar o Psycho Carnival. E, como sempre faço, dei uma passadinha na boa loja Itiban. Ano passado fiz um post sobre a loja pelo fato de que ela estava oferecendo alguns board games. As ofertas aumentaram e agora há mais variedade de títulos. Até um Saint Petersburg tinha lá pra vender.

Vale a pena a visita. Algumas imagens a seguir:







E segue um bom som da grande festa tradicional do carnaval curitibano:

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

7 Wonders: Leaders

O game 7 Wonders já apareceu aqui no blog há uns dois anos atrás. Eu joguei bastante esse título em 2011 e acabei dando uma enjoada na época.

Porém, em uma famigerada BoardGame Tuesday na casa do amigo Big retomamos o jogo com expansão. Eu nunca tinha jogado com o pack de líderes e realmente deu uma graça extra para a partida.



Dá uma mudada legal, mas sem exagero. O game ganha umas configurações legais e dinâmicas novas que reciclam a jogabilidade.

Nota 8 nesse aqui. Imagens do BGG.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Pré venda ÁLMOK e CARTAS ASSOMBRADAS

É isso aí, nobres leitores! Começou a pré venda dos meus dois novos card games: ÁLMOK e CARTAS ASSOMBRADAS. A Ceilikan irá lançar em março, mas vocês já podem pegar uma oferta especial na pré venda clicando aqui.

ÁLMOK é uma reinvenção dos clássicos jogos de memória, só que agora com poderes mais estratégicos. CARTAS ASSOMBRADAS é um card game leve para crianças brincarem de dedução e apostas.

Leia os manuais e informações extras no link acima! VALEU!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cir*Kis

Cir*Kis é um abstrato da Hasbro. Pela caixa achei que era um tipo de Blokus ou Gemblo (jogos que eu gosto muito), mas na verdade é um game bem confuso. Eu posso estar sendo meio injusto, mas as regras são bem estranhas e o layout de tabuleiro e peças não ajuda muito.



O formato das peças é bizarro e realmente achei confuso a dinâmica de preencher estrelas e círculos para marcar pontos. O lance de ter que jogar peça adjacente com a última que foi jogada abre uns precedentes para os oponentes marcarem pontos de graça.



Levou 4,5 este aqui. Imagens do BGG.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Você é um fã dos eurogames? Este livro é pra você.

Um pouco mais de um mês atrás eu fiz um post no meu outro blog, o Gaming Conceptz, sobre um livro chamado "EUROGAMES: The Design, Culture and Play of Modern European Board Games". Acabei esquecendo de duplicar o post por aqui, já que tem tudo a ver com o papo aqui do Game Analyticz.

O livro é um estudo bem sério sobre dinâmicas, mecânicas e cultura eurogamer. O material é rico em exemplos e há diversas entrevistas, pesquisas e estudos sobre este universo bem peculiar. Estou na metade da leitura e vale bem a pena.

Comprei a versão digital pra iPad na Livraria Cultura. Clique aqui para adquirir o seu.



Particularmente eu acho que falta mais estudos como este do Stewart Woods.

Referência:

WOODS, Stewart. Eurogames: The Design, Culture and Play of Modern European Board Games. McFarland, 2012.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Terra Mystica

Um jogaço! Me foi apresentado pelo amigo Torselli e já entrou para a lista de desejos lúdicos. Lançado em 2012, Terra Mystica é o game mais legal que joguei nesse início de ano. Tem muitos elementos, permite muitas estratégias e é bastante divertido. Vou contar um pouco da dinâmica e dos pormenores do jogo.



Criado por autores escandinavos, Terra Mystica é um board game de temática fantástica medieval onde cada jogador escolhe uma entre 14 raças para conquistar o reino místico em questão. Cada raça possui um tabuleiro único onde são listadas as habilidades especiais, as habilidades comuns e o gerenciamento de recursos. A cada rodada os players devem planejar seus actions points para conquistar pontos para obter a vitória.



Cada raça do jogo é associada a um tipo de terreno especial no tabuleiro principal. O ponto chave de cada partida é usar sua magia para mudar os terrenos no tabuleiro mestre de maneira que você consiga construir suas cidades e expandir seus domínios. O poder de "usar a pá" para alterar o terreno é a chave para se expandir o território e gerar mais possibilidades/pontos.

No Board Game Geek há uma lista de raças/terrenos que reproduzo a seguir:

Desert (Fakirs, Nomads)
Plains (Halflings, Cultists)
Swamp (Alchemists, Darklings)
Lake (Mermaids, Swarmlings)
Forest (Witches, Auren)
Mountain (Dwarves, Engineers)
Solitude (Giants, Chaos Magicians)
Criar cidades, evoluir prédios, adquirir poder religioso, invocar magia, etc. são alguma das maneiras de ganhar pontos e conquistar a vitória.



A ação se passa em turnos e cada jogador escolhe poderes exclusivos para usar a cada rodada, seguindo exemplos consagrados de jogos como Puerto Rico. As possibilidades são gigantescas e é daqueles games emocionantes do começo ao fim. Possui reviravoltas estratégicas e segura 3 a 5 jogadores por duas horas sem perceber o tempo passar.

Nota 10 pra esse. Imagens do BGG.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Keyflower

Título jogado recentemente em uma joga na casa do amigo Torselli. Confesso que demorei pra pegar o mecanismo do game e isso me ocasionou uma desastrosa derrota. Keyflower é um game onde os players percorrem as quatro estações do ano aumentando os recursos de suas propriedades; ao final de cada estação mais trabalhadores chegam para ajudar nas melhorias (o jogo vem com cacetadas de meeples) e avançar o progresso.



O mecanismo chave é bem interessante: você usa meeples para leilões de tiles (os tiles formam sua fazenda e trazem poderes), os usa para ativar poderes em seus tiles e nos tiles dos oponentes. A grande sacada é gerenciar seus trabalhadores entre uma estação e outra nas diferentes possibilidades que se formam na mesa. A mecânica realmente é bem marcante no game e os poderes disponíveis são bem interessantes.



Apesar de ter curtido a mecânica básica não me empolgo pra jogar outra partida de Keyflower. Acho que no geral o game é parado e se você não arranca logo na primeira rodada, dificilmente consegue alcançar os oponentes. A arte é "carcassônica" e a montagem dos tiles hexagonais segue a mesma lógica de ajuste.



Nota 6 pra esse aqui. Imagens do BGG.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DOSES LÚDICAS: breves textos sobre o universo dos jogos e entretenimento (download grátis)

É isso aí, nobre leitores! Mais um livro saindo do forno! Seguindo o mesmo modelo de Creative Commons do meu primeiro livro, o LUDIFICADOR, este aqui também chega grátis (e completo) para download no seu tablet ou computador. O conteúdo monta de mais de um ano de compilação de textos, pesquisas e insights sobre o mundo dos games.

Eu acredito que esse tipo de assunto deve ser pesquisado, discutido e disseminado para fomentar novas pesquisas e novos rumos da indústria nacional de games. Por isso, o conteúdo é de graça, mas você pode pagar com um share no Facebook ou um tweet no Twitter. Simples assim.

A recompensa chega para o autor em outros formatos. =)

Clique na imagem abaixo para acessar o site e fazer o download. A seguir uma breve descrição do que vem nas páginas da publicação. Valeu!



DOSES LÚDICAS é uma compilação de breves textos sobre o mundo dos jogos e do entretenimento. O livro, que teve o prefácio escrito pelo amigo Leonardo Trevisan, é uma reunião de posts e outros materiais do autor publicados nos últimos anos em blogs e sites na internet.

Cada texto procura trazer um referencial teórico diferente e que possa servir de consulta para os futuros game designers, estudiosos do universo lúdico ou simplesmente para aqueles que são apaixonados por games.

DOSES LÚDICAS é um livro para ser lido na ordem que o leitor escolher e seu conteúdo é bastante didático, criando um diálogo harmonioso com os especialistas ou iniciantes na área.

Desfrute em pequenas ou grandes doses. No modo easy ou no modo hard.

Aperte start e boa leitura!



Nota: farei exemplares impressos também. Para aqueles que curtem o formato analógico, entre em contato através do vincevader@gmail.com para informações sobre preço e envio.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

5o. Prêmio JoTa - Votação

Está no ar a votação para o 5o. Prêmio JoTa (Premiação brasileira para Jogos de Tabuleiro).Nesta quinta edição, participam somente jogos lançados em 2011 e o meu game, o YN, está concorrendo como melhor jogo nacional.

Então, nobres leitores, ajudem este game designer que vos fala a conquistar este achievement! CLIQUE AQUI e vote no YN para melhor jogo de 2011.


Em tempo: a editora Hidra Games prometeu para abril de 2013 o relançamento do YN em uma nova tiragem cópias. Aguardem novidades e instruções de como adquirir por aqui.

Valeu!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OKTO: instruções em vídeo

No post anterior falei sobre meu novo game independente, o OKTO. Agora, vou divulgar as regras em vídeo.

Interessados em comprar, deem uma olhadinha no post anterior. Valeu!