domingo, 14 de maio de 2023

SPLENDOR DUEL

Em 2018, perto de completar 40 anos de idade, eu fiz uma lista com 40 filmes, 40 livros, 40 músicas, 40 jogos digitais, 40 jogos analógicos, 40 lugares e 40 HQs no site Update or Die. Nessa lista, entrou um game muito especial pra mim: Splendor, que joguei pela primeira vez em 2014 e comprei a expansão em 2018 na Eslováquia. Acho, tranquilamente, que é um dos tabuleiros que mais joguei. Gosto muito da mecânica rápida e das possibilidades estratégicas; o game tem uma curva de aprendizado boa e sempre é um daqueles games para mostrar para pessoas que não estão acostumadas a jogar muito. Então, sendo fã dessa marca, não podia deixar de adquirir o Splendor Duel; a versão PvP da série.



O Splendor original já rende boas partidas em dois jogadores, mas o Duel é feito pra isso. Ele tem alguns mecanismos interessantes como o “pergaminho real” que permite um player comprar uma joia bruta no início do turno e o tabuleiro no qual você precisa adquirir o material bruto comprando em linhas ou diagonais (esse ponto mudou completamente o jogo). Nessa versão, há três maneiras de vender: juntar 20 pontos, juntar 10 pontos de uma cor só ou juntar 10 ícones de coroas nas cartas.



Os componentes são muito legais e o Splendor Duel também entra na categoria "pequenas caixas com grandes diversões". É incrível como numa caixa tão pequena cabe set de fichas, deck de cartas, tabuleiro, miniaturas, manual e mini tabuleiro de pontos.





Apesar de ter sido lançado ano passado, foi só agora que chegou na minha ludoteca. Esse ano não consegui jogar muitas novidades, mas, sem dúvida alguma, esse já é um dos top 3. Valeu, Marc André e Bruno Cathala por mais essa obra prima que irá virar exemplo nas minhas aulas de game design! =)

#GoGamers

sábado, 6 de maio de 2023

DUNGEON PUB: um dos meus locais favoritos em Bratislava!

Esse aqui já apareceu algumas vezes em posts aqui no Game Analyticz! É um bar com jogos e boas bebidas que é realmente uma dungeon (fica num porão). O post permanente que fica aqui na barra da direita, inclusive, é sobre ele.

Bem, essa semana fui com meu grande amigo Jakub celebrar o Star Wars day em grande estilo nesse distinto local!

Que nunca faltem oportunidades para visitas como essa!











#GoGamers

terça-feira, 2 de maio de 2023

Tropik: loja de boardgames em Sarajevo (Bósnia)

Essa semana eu estou em Sarajevo - na Bósnia - para dar uma palestra na Sarajevo School of Science and Technology! Olha só que legal:



E como não poderia deixar de ser, fui sair atrás de uma boa lojinha de boardgame para adquirir algo legal. Acabei achando a Tropik, que é loja de brinquedo, fantasias e tem um bom acervo de jogos de tabuleiro. A maior parte em tcheco ou sérvio, mas com bons preços. Adquiri um para a coleção que estava querendo faz tempo (breve teremos a resenha aqui).

Algumas imagens da visita ao local:





E segue uma de um almoço sensacional de Ćevapi com cerveja e rakja:



#GoGamers

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Xadrez. Xadrez em todos os lugares - parte 3

Em 2016 eu fiz um post aqui sobre lugares onde vi tabuleiros gigantes de xadrez e xadrez em museus acomo arte. Em 2019, fiz a parte dois desse post com mais elementos de xardez espalhados em locais urbanos.

Dessa vez, trago mais duas referências: a primeira um xadrez gigante que encontrei no centro de Bratislava e outro que encontrei no centro de Sarajevo. Essa trip está rendendo bons elementos para pensar o universo lúdico. =)



#GoGamers

Mačkafé: um bar com gatos e boardgames de gatos em Bratislava (Eslováquia)

Eis que estou de novo na Eslováquia! Dessa vez, vim para cá para dar uma palestra em Sarajevo (Bósnia), mas aproveitei para rever os amigos e dar um passeio nessa cidade que eu adoro e não visitava desde que começou a pandemia.

Nas minhas andanças e pesquisas na internet, procurei por bares com boardgames. Olhei rapidamente o Mačkafé e fui pra lá pra conferir. O que eu não sabia é o bar é patrocinado pela Putina e abriga 10 simpáticos gatinhos que interagem com os fregueses. Uma vez lá dentro, vi que havia boardgames sim. No entanto, todos com temática de gato!

Específico e inusitado.

Gostei! Seguem fotos:



#GoCatGo
#GoGamers