quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Before the wind

Comprei esse jogo na HRAS em Praga, mas só fui jogar hoje. Before the wind é um cardgame com temática de marinha mercante onde cada jogador comanda um armazém que deve abastecer barcos nas docas holandesas.

Basicamente o game funciona com uma série de rounds onde os jogadores compram e negociam trocas de cartas de ação. Estas cartas de ação permitem realizar a sequência para marcação de pontos que é: comprar produtos, estocar no armazém e depositar no barco que está partindo.

Há ainda cartas com poderes especiais que permitem influenciar o jogo dos oponentes, porém nada que desbalanceia a mecânica do game.

Gostei bastante do jogo, apesar de que ele é um pouco lento e demora um pouco para a partida engatar. A arte é bem bonita e os componentes são show de bola. Imagens do BGG e um shot especial com instagram na última foto.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pássaros

Jogo que chegou recentemente ao mercado nacional e que vem assinado pelo amigo Marcos Macri. Testamos o protótipo desse game no ano passado quando ele levava o nome provisório de Butterfly. Pássaros é um game de estratégia leve que usa Card Drafting, Hand Management e Set Collection. Joga-se de 2 a 5 players e possui modo básico e avançado.

Reproduzo o texto do site que descreve a ambientação do jogo: O sonho de voar, alcançado pelo homem meras décadas atrás, sempre esteve ao alcance dos Pássaros e por isso, os homens sempre quiseram estar próximos a eles, tanto que a observação de pássaros é um dos hobbies mais praticados no mundo. Em Pássaros de Marcos Macri você é um fotografo competindo com seus pares para conseguir a mais valiosa coleção de fotos de pássaros brasileiros, em um jogo com ricas imagens de aves nativas e natureza brasileira.

Interessou? Acesse o site da Ceilikan e compre já. Parabéns ao amigo Macri!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Charon Inc.

Jogo conferido na casa do amigo Torselli. Charon Inc. é um game onde os players são companhias mineradoras explorando recursos em uma lua de Plutão.

Basicamente a cada rodada os players colocam bandeirinhas para marcar as áreas do tabuleiro que eles desejam conquistar. As áreas possuem pedras coloridas e a combinação dessas cores é o que permite construir prédios que valem pontos para o final do game.

Há uma tabela lateral onde sempre sobra uma bandeirinha sua. Essa sobra garante um poder especial para a rodada.

O game é rápido e com design ok. Funciona muito bem para 5 players.

Imagens do BGG.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

THINK DESIGN PLAY: conference on games and play

Já comentei no Facebook, mas vou oficializar aqui também. Tive um artigo aprovado para apresentação em uma das maiores conferências de game design do mundo; trata-se do THINK DESIGN PLAY: conference on games and play que irá ocorrer na Holanda em setembro.

Eu vou palestrar sobre serious games, uso "sério" de jogos para treinamento, campanhas publicitárias, política, etc. Saca só a pinta de galã do menino na foto a seguir.

E para completar a alegria, vou palestrar na sequência do grande Reiner Knizia! É isso aí, caros leitores. O homem fala e depois falo eu. Confesso que estou animadíssimo.

Espero trazer muitas novidades e muito conteúdo dessa viagem.

Dank u wel !

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Six

Jogo abstrato que conheci na Funbox recentemente. Trata-se de um abstrato muito simples: basicamente é um game onde cada jogador possui 18 tiles e deve colocar um por rodada, aquele que forma um desenho de triângulo, anel ou linha com seis peças primeiro ganha. Se todas as peças foram colocadas e nenhuma figura foi criada, é possível movimentar as peças da mesa para outros lugares para montar as imagens.

O resumo do Board Game Geek explica melhor a dinâmica: Six is a deceptively simple looking abstract strategy game where two (or four) players take turns placing their colored hexagonal tiles, trying to create one of the three "winning shapes" - triangle, hexagon or line - out of six of their tiles. Once all tiles from the player's hands have been placed, players can pick a previously placed tile and move that to a new position. The advanced rules allow for removing pieces from the game by separating them from the main group through moving a hexagon. This provides an alternate way to win by reducing the opponent to five pieces or fewer (ensuring they cannot form a winning shape).

Tranquilo de fazer um home made e testar.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Spiele Minis

Esta, sem dúvida, é uma solução bem criativa para lançar games. A Ravensburger colocou no mercado europeu as caixas de Spiele Minis (mini jogos em alemão) que são pequenos pacotes com surpresas lúdicas.

São simpáticas caixinhas que vem com games aleatórios dentro. Custam 2 euros e são destinadas para um público infantil. Eu comprei uma e veio um game com mecânica de memorização do Knizia.

Tem game de dice rolling, trilha, aposta e muito mais. Achei um formato interessante; você compra igual figurinha, sem saber o que vem dentro.

E você? Compraria um mini game no escuro por R$ 5,00 ?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dica de blog: JOGA BSB

O grande amigo Don Formiga está com um projeto novo! Trata-se do JOGA BSB, um importante evento em torno dos jogos de tabuleiros em Brasília. Aos moldes do Joga Fortal, Joga Sampa, Castelo das Peças, Trampolim da Aventura, Tabuleiros da Bahia, etc, a ideia é realizar diversas atividades em diferentes lugares de Brasília e Distrito Federal para divulgar e redespertar nas pessoas o hábito de jogar jogos de tabuleiro.

Interessou? Acessa o blog clicando na imagem a seguir!


Sucesso para vocês!

Ingenious cardgame

Eu já havia falado do Ingenious há uns três anos atrás e joguei esse fim de semana a versão card game deste belo game. Comprei meio sem expectativas, esperando um "mais do mesmo", porém fui surpreendido positivamente.

Na versão card, os players possuem tabelinhas para marcar pontos e devem fazer combos baixando cartas que possuam desenhos iguais na mesa. Se você baixa amarelo/vermelho e há duas cartas amarelas e uma vermelha na mesa você pontua dois na fileira amarela e um na fileira vermelha.

É rápido, simples e diverte. Rejogabilidade baixa (eu acho), mas é bem caprichado na produção. Vem com pecinhas coloridas e uma fita adesiva para montar as cartas de tabela.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

WILDSTORMS - super-hero collectible card game

Nota rapidinha sobre esta pérola que o amigo Mauro me apresentou hoje de tarde. WILDSTORMS é um "Magic" de herois que o Maurão achou escondido no fundo da gaveta; tem todo mundo da Image: Spawn, Ripclaw, Savage dragon, etc.

No jogo você combina poderes com armas e os personagens. Serviu pra lembrar como eram ruins as histórias dessa editora.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Inka

Jogo que surpreendeu em uma joga recente com meu primo. Inka é um título de 2 a 4 jogadores da Queen Games que usa movimentação de peças e tiles para compor seu gameplay. Basicamente, cada jogador tem que adentrar o templo inca para conseguir pegar três ídolos dispostos nas câmaras secretas; com um detalhe: além de movimentar seu peão, você também movimenta as paredes e o chão.

Esse é o ponto principal do game. Na sua jogada você movimenta os tiles e pode montar um caminho para obter uma estatueta ou atrapalhar um oponente que está perto de completar um objetivo. Depois que os tiles são arrumados, você movimenta sua peça e por fim coloca um marcador de bloqueio para atrapalhar mais a vida do próximo jogador.

É bem engenhoso e fácil de aprender. Diverte bastante, mas pelo visto tem uma re-jogabilidade baixa, pois partidas em quatro players podem ficar extremamente truncadas. Um bom título light para a coleção.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Café Internacional cardgame

Este é mais um título que eu já havia comentado aqui no blog em um post antigo e que comprei a versão card recentemente. Café Internacional cardgame segue a mesma linha do jogo de tabuleiro, só que agora com uma dinâmica mais rápida.

Basicamente é feito um grid de mesas onde os convidados devem se sentar respeitando as nacionalidades marcadas em cada local. Sempre ficam cinco mesas abertas e quando uma mesa lota, os convidados saem e uma nova mesa é colocada. As regras de colocação são as mesmas do jogo original.

A arte é totalmente aproveitada do jogo principal. Prefiro o boardgame, mas no grupo certo é diversão garantida.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cthulhu Statue for "Call of Cthulhu the card game"

Esse é pra dar um clima no game do post anterior. Mini estátua do Cthulhu para colocar no meio da mesa, um mero enfeite que deixa o game mais legal! Enquanto você joga os cards o Cthulhu te olha feio e te amaldiçoa. Medo.

Sucesso pra coleção!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Call of Cthulhu the card game

Eu já falei sobre esse game aqui no blog nesse post de 2008. Na verdade é o mesmo jogo só que com roupagem nova: ao invés de um pack inicial e boosters temos uma big caixa com uns adendos.

A mecânica não mudou em nada, continua sendo um card game com sete "times" para você misturar de dois em dois e jogar. A diferença é que este pack aqui vem com um tabuleiro bem legal, marcadores de sucesso/dano e miniaturas de Cthulhu (do Bag of Cthulhu).

O game é divertido para quem leu os livros e curte o universo do Sr. H.P. Lovecraft. E agora ao invés de boosters, temos packs temáticos de cartas onde cenários específicos das histórias são revelados.

Foi uma bela aquisição e sem dúvida nenhuma vai render bastante. Pois com um punhado de cartas que eu já tinha, mais as quase 150 da caixa já dá para fazer uma boa bagunça.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

The Great Dalmuti

Sabe o Richard Garfield, o cara que criou o Magic? Pois é, ele também lançou outros jogos no mercado e The Great Dalmuti é um deles.

Diga-se de passagem é uma senhora picaretagem o jogo, pois trata-se do clássico jogo de vaza Presidente que se joga com baralhos normais. Aqui o baralho é dividido em cartas de 1 a 12, sendo que existe uma carta 1, duas cartas 2, três cartas 3, etc.

Você deve baixar cartas na mesa e seu vizinho sempre tem que jogar cartas de número maior. Por exemplo se você baixa duas cartas 4, o oponente - no mínimo - vai ter que baixar duas cartas 5. Quem bater a mão, leva.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Architekton

Joguinho bem bacana de tile placement e temática grega. É simples, rápido e para dois jogadores. Trouxe de presente para o meu primo da minha última viagem. Espero que ele curta.

Os players, alternando rodadas, devem ir posicionando tiles de terrenos e construindo prédios nas áreas indicadas por ícones. A colocação das peças gira em torno do tipo de terreno que se encaixa na área do tabuleiro.

É possível atrapalhar as jogadas do seu oponente colocando terrenos que não façam par com os locais que as construções estão sendo feitas.

Divertido e rapidinho.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Star Wars Force Attax

Bom, este é um super trunfo simplificado (se é que isso é possível). Comprei alguns boosters desse game e achei ofensivo até para crianças pequenas de tão besta que é. Basicamente você escolhe defesa ou ataque e o oponente deve escolher o inverso. O maior valor ganha e que levar 6 pontos ganha a partida.

Cada jogador monta um mini deck com 12 cartas (que devem pertencer ao mesmo time) e assim o jogo funciona. Na real estou presenteando alguns amigos com as cartas.

É baseado no desenho do Clone Wars, ou seja, a última coisa que importa é a mecânica e sim a coleção de 190 cartas diferentes. Passe longe.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

The king of roses (Rosenkönig)

Tem jogos que eu compro no puro impulso. Olho, dou uma sacada nos componentes e regras na parte de trás da caixa e mando ver; algumas surpresas são boas e outras nem tanto. Felizmente Rosenkönig foi uma surpresa positiva ao extremo, puta jogo legal e divertido para duas pessoas da série Two Players da Kosmos.

O jogo trata de uma guerra de conquista de territórios entre a família York e a família Lancaster. O game em si é abstrato com mecânica de controle de área. Basicamente cada jogador tem um set de cartas com direções para mover a coroa do tabuleiro; onde a coroa para, o jogador coloca um marcador de sua cor e o objetivo é conquistar o maior número contínuo de territórios.

Há ainda cartas de cavaleiros para "quebrar" sequências de domínio do adversário. A pontuação é feita em cima de uma raiz quadrada, ou seja, um território de 3 peças ortogonalmente ligadas valem 9 pontos (3 peças x 3 espaços). Rápido, estratégico e com design bem legal (a minha edição é uma embalagem de metal).