domingo, 30 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018

Chegou a hora da famigerada Retrospectiva do Game Analyticz! O ano foi atribulado e corrido, mas teve muita coisa legal! Vamos falar delas e marcar os top 3 games jogados esse ano!

2018 foi ano de lançar Livro!

Pois é! Mais uma obra para figurar nas prateleiras de estudiosos de games e game designers! LEVEL:HARD é meu livro sobre as aventuras de fazer games no Brasil. Compra aqui!



2018 foi ano de falar de games em congressos!

Em Turim (Itália) apresentei o paper “Playing with a brand: the Brazilian McDonald's paper tray case” (sobre a bandeja boardgame que desenvolvi para o McDonald’s) e no congresso COMUNICON da ESPM - junto ao amigo Felipe Corrêa Mello - apresentei o texto “SUBJETIVIDADE E MEMÓRIA AFETIVA NO CONSUMO DE VIDEOGAMES RETRÔ”.

2018 foi ano de lançar games!

Teve o Mind Alone para celular (via Sioux) e o Batalha das Gerações (via Grow).



Top 3 games jogados em 2018!

40 novos jogos foram experienciados esse ano e os que eu mais gostei foram:

Sagrada
Azul
Dragon Castle

2018 foi ano de palestras de games!

Destaco a palestra sobre a importância dos jogos no nosso cotidiano realizada no Itaú.



2018 foi ano de organizar eventos de games!

Na ESPM organizei o evento #GoGamers que gerou um livro super legal e a primeira game jam da faculdade.

2018 foi ano de terminar o pós-doutorado em games!

Esse ano finalizei meu pós-doc com minha faculdade do coração da Eslováquia com o tema Advergames! Isso incluiu um pacote de aulas na Paneuropska Visoka Skola e uma apresentação em Tel-Aviv (Israel).

Que venha 2019!

#GoGamers!

sábado, 22 de dezembro de 2018

When I dream

Esse aqui tem um gostinho de Dixit com uns adendos divertidos. Na real ele é mais party que o Dixit e permite umas estratégias engraçadas por conta de cada jogador assumir um papel especial.



Em WhenI dream, a cada rodada um jogador da mesa irá sonhar. Ele/ela deve colocar a máscara de dormir e aguardar o que as vozes do sonhar irão dizer.



Os demais jogadores vão revelando cartas na mesa que possuem palavras. Cada jogador deve falar uma palavra correlacionada àquela (no melhor estilo mega senha). Quando o sonhador acha que possui referências suficientes ele pode dar um palpite. Se ele acertou o sonho, a carta vai para o direito e se errou vai para o lado esquerdo. Uma nova carta é sorteada é assim vai até a ampulheta acabar o tempo.



O grande lance é que alguns jogadores terão o papel de fadas e vão tentar dar as dicas certas. Outros serão o bicho-papão e tentarão dar dicas falhas. Ainda há o Sandman que vai tentar manipular o resultado para um empate alternando dicas certas e erradas. A pontuação é feita assim: cartas acertadas rendem pontos para o sonhador e quem pegou o papel de fada. Negativos vão para os bichos-papões e o Sandman pega a diferença dos bolos.

É bem legal e as cartas possuem uma arte sensacional que sempre combina dois elementos. Rápido de jogar e para grupos grandes. Com a galera certa é diversão garantida.

#GoGamers

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Quarenta jogos analógicos

Daqui um pouco mais de um mês eu completo quarenta anos. Para celebrar quatro décadas de existência eu preparei uma lista na qual listei 40 filmes, 40 livros, 40 músicas, 40 jogos digitais, 40 jogos analógicos, 40 lugares e 40 HQs que foram marcantes pra mim nesse período.



Brevemente vou montar essa mega lista completa e publicar em algum lugar (ATUALIZAÇÃO: ESTÁ AQUI), mas queria adiantar aqui no GAME ANALYTICZ os 40 jogos analógicos que eu guardo no coração. Eu ia linkar cada um deles como o post referente aqui do site, mas o trabalho ia ser meio hard level. Logo, se quiser dar uma conferida na resenha de algum deles é só jogar na "busca" ali em cima na barra superior. No fim das contas eu cheguei a conclusão que sempre vou curtir mais os jogos simples e rápidos com uma boa ideia central (seja mecânica ou narrativa).

Espero que curtam! #GoGamers

1.Star Wars Miniatures
2.Carcassonne
3.Princes of Florence
4.Concept
5.Codenames
6.Rhino Hero
7.Magic: the gathering
8.Yinsh
9.Dungeons & Dragons (Rules Cyclopedia)
10.Splendor
11.Citadels
12.Village
13.Azul
14.Amun-ré
15.Space Alert
16.Agricola
17.Taj Mahal
18.Bottle imp
19.Meuterer
20.Dawn under
21.Dixit
22.Liar’s dice
23.Anachronism
24.Puerto Rico
25.Clank!
26.Cytosis
27.Kingsburg
28.Condottiere
29.Hive
30.Sagrada
31.Patchwork
32.Apotheca
33.Sator Arepo Tenet Opera Rotas
34.Cash and guns
35.Barbarossa
36.Elfenland
37.Tides of time
38.Blue Moon
39.Kolejka
40.Hanabi