domingo, 25 de fevereiro de 2018

Azul

Opa! Esse aqui é aquisição recente. Ainda não chegou o meu, mas já joguei de um amigo. É um jogão abstrato com um leve skin temático de juntar ladrilhos em um grande mural (o que dá uma beleza singular pro jogo).



Em Azul estamos montando um mural com tiles coloridos. A cada rodada há fábricas no meio da mesa que produzem peças. É preciso escolher uma de um tipo e pegar todas de uma vez para o seu estoque (sempre tentando preencher a linha inteira do estoque).



Depois de armazenar ladrilhos, é preciso pegar as linhas de estoque completadas e colocar somente uma peça no espaço de mesma cor indicado no mural do tabuleiro. A pontuação será maior se você fizer mais combinações ortogonais com suas peças.

Os excessos viram pontos negativos.

É simples de explicar, envolvente e com partidas de meia hora. Fora que a arte e os componentes (pra quem curte uns abstratões) são sensacionais. Mais uma bela compra. O nome é em português, mas o designer é o alemão Michael Kiesling (diga-se de passagem, autor de vários games que eu curto).

#GoGamers

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Kingdomino

Kingdomino! Que jogo bacana! Esse aqui foi a aquisição mais recente para a ludoteca e fiquei bem satisfeito com a compra. Bom, o game é assinado pelo Bruno Cathala (um cara que eu tiro o chapéu) junto com Cyril Bouquet, só podia sair coisa boa.



O game segue a lógica de um tile placement com estrutura de dominó. Ao invés de números temos terrenos que devem ser construídos em um grid de 5x5 a partir de seu castelo. Assim como no dominó é preciso respeitar que pelo menos um terreno de um tipo esteja "grudado" em cada tile. Ou seja, é preciso planejar e gerenciar as peças que você compra para preencher o máximo de espaços possíveis com a melhor pontuação.



Quando as peças acabam, os pontos são computados. É preciso pegar os tiles de mesmo tipo e verificar quantos ícones de coroa há neles. Daí é fácil: número de coroas X número de terrenos daquele tipo = pontuação final. Tem umas modalidades mais desafiadoras no manual que geram boas partidas.



Partidas de 2 a 4 players de duração de 15 minutos com replay divertido.

Super vale a pena e já virou material da aula de análise de jogos desse semestre.

#GoGamers

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Protótipo para uma versão digital de ONE-LEGGED ZOMBIE CHICKEN

Opa! Em 2015 eu lancei meu card game independente ONE-LEGGED ZOMBIE CHICKEN. Foi uma surpresa; havia feito 100 cópias e tive que fazer mais 100. Vendeu mais do que eu imaginava.

Confesso que o game estava até esquecido, mas essa semana recebi um e-mail do Ricardo Lobo (programador e leitor do Game Analyticz) me mandando um estudo que ele está fazendo para uma versão free e digital do OLZC. Quem quiser colaborar e experimentar CLICA AQUI.

É muito bacana ver esses cruzamentos que acontecem no mundo on/off line. O Ricardo tá querendo fazer uma versão Unity multiplayer online! Tomara que role!


Foto do BGG.

#GoGamers

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Power Up Games: loja escondida em SP e especializada em Magic

São Paulo é grande demais mesmo. A gente sempre vai ser surpreendido com novidades por aqui. Eu estava saindo do metrô Butantã outro dia desses e me deparei com a Power Up Games.



Tá escondida numa portinha da Vital Brasil 318. A especialidade é Magic, mas tem uma coisa ou outra de board game também. Clica aqui para conhecer o site deles.

Essa loja é mais uma que faz parte do grande guia de lojas de jogos que um dia eu ainda vou fazer o PDF! Enquanto esse projeto não sai, vou fazendo os posts e contando por aqui mesmo.

#GoGamers