O ano do carteado não para e temos uma vaza nova na coleção: AURUM que comprei semana passada e joguei hoje. Peguei a versão nacional da Galápagos - que está muito bonita por sinal (o insert dourado é demais). O game tem uma temática de alquimistas buscando o blend ideal de metais para criar ouro, maaaaaaaas, como tantos outros jogos de vaza, é uma skin temática sem grandes propósitos para o gameplay cujo foco é nas cores e números.
AURUM é de 3 a 4 players, mas tem que jogar em 4 (duas duplas). O game faz muito mais sentido na versão de duplas e tem o lance de "ler" o parceiro para fazer jogadas melhores. O game tem cinco naipes com cartas de 1 até 10. A vaza aqui é de "não seguir o naipe", ou seja, se um jogador jogou uma carta vermelha (independente doi número), ninguém mais pode jogar vermelho. Uma das maneiras de uma partida acabar, inclusive, é quando um player não tem cartas de uma cor diferente para colocar na vaza.
O que o game tem de legal é que no início de uma partida, cada jogador de cada dupla vai colocar uma carta na mesa apostando quantas vazas eles irão fazer na partida. Esse número pode mudar, mas é a base para a pontuação. Se a dupla fez um número de vazas menor que o apostado, não marca pontos. Se fez mais pontos que a vaza, faz um número de pontos que é a diferença apostada. Se fez exatamente o número de vazas, dobra esse valor em pontos.
O game ainda tem as cartas douradas que são entregues sempre para quem jogou a menor carta da vaza. Carta dourada é trunfo e é a única carta que pode ser jogada repetida por outro jogador. Carta dourada também serve para trocar o número da aposta por outra carta da mão.
Achei inteligente e interessante. A arte é bem bonita e vem com pepitas de ouro de marcadores de pontos. Mais uma vaza para ludoteca que cresce cada vez mais nesse quesito.
#GoGamers
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
quarta-feira, 6 de novembro de 2024
Lux Nova
E vamos para uma review da série MICRO da Paper Games. A bola da vez é LUX NOVA, mais um game do Sr. Reiner Knizia que é o nono dessa coleção que está muito bonitinha e divertida.
Tem modo solo e modo para 2-4 players. A temática é sobre montagem de um grande vitral colorido, mas - de verdade - é um game abstrato.
Este game remete aos primórdios do Knizia e suas pontuações baseadas em persistência de combinação de elementos. Se não me falha a memória, no Taj Mahal tem um lance de pontuar como no LUX NOVA. No seu turno, um jogador coloca uma carta no vitral, sempre tendo que encaixá-la sem ser no meio. Daí, é muito simples: cores que deram match, pontuam todas as conexões - menos com a carta que foi jogada. Se você jogar uma carta que encosta na cor amarela e já tem 7 pontos de amarelo na mesa, você pontua 7 pontos. Quando acabam as cartas, acaba a partida e quem marcou mais pontos ganha. É possível fazer pontuações cumulativas bem grandes.
No modo solo você joga tentando marcar o máximo de pontos a cada partida.
Acho que esse foi o game que mais gostei dessa coleção.
#GoGamers
Tem modo solo e modo para 2-4 players. A temática é sobre montagem de um grande vitral colorido, mas - de verdade - é um game abstrato.
Este game remete aos primórdios do Knizia e suas pontuações baseadas em persistência de combinação de elementos. Se não me falha a memória, no Taj Mahal tem um lance de pontuar como no LUX NOVA. No seu turno, um jogador coloca uma carta no vitral, sempre tendo que encaixá-la sem ser no meio. Daí, é muito simples: cores que deram match, pontuam todas as conexões - menos com a carta que foi jogada. Se você jogar uma carta que encosta na cor amarela e já tem 7 pontos de amarelo na mesa, você pontua 7 pontos. Quando acabam as cartas, acaba a partida e quem marcou mais pontos ganha. É possível fazer pontuações cumulativas bem grandes.
No modo solo você joga tentando marcar o máximo de pontos a cada partida.
Acho que esse foi o game que mais gostei dessa coleção.
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