Talvez dia 6 de deembro seja um pouco cedo ainda para uma retrospectiva lúdica aqui no Game Analyticz, certo? Errado. Vamos fazer hoje porque duvido que vai ter alguma novidade relevante ainda para acontecer nesse ano pandêmico de 2020. Apesar de toda desgraceira que foi 2020 ainda deu pra fazer coisas legais em termos de jogos. Bom, vamos para os highlights desse ano estranho:
2020 teve e-book lançado!
Pois é. Acho que uma das coisas mais importantes nesse ano de pandemia foi ocupar a cabeça produzindo coisas legais. Nunca parei de escrever aqui, no Update or die ou no Gaming Conceptz (meu outro site). No meio desses meses materializei uma ideia antiga que estava na cabeça: um livro com exercícios de game design para quem quer começar na área. Fiz para download gratuito e você pode baixar
clicando aqui.
2020 teve jogo lançado!
Eu estou com dois games digitais no forno, mas esse ano saiu o MASTER ENTRETIMENTO que fiz todo o conteúdo de 2000 perguntas para a Grow. Mais um projeto com a empresa e mais um bom case para o portfolio.
2020 rolou conhecer uma boa quantidade de games novos
Bem, no meio de toda a loucura que foi esse ano ainda deu pra jogar (presencialmente ou via Tabletopia): Ishtar: gardens of Babylon, Star Wars Destiny, Hand of Fate: ordeals, Space Base, Volt, Welkin, Haven, Planet defenders, Paranormal Detectives, Aquatica, Soul puzzler, Set a watch, Roll player, Little Town, Smiths of Winterforge, Hadara, Mint Works, The Valley of Alchemists, Cinque Terre, Ausonia, Serpent master, Om Nom Nom, Are you a human?, Crystallo, The Quacks of Quedlinburg, Wingspan, Era: medieval age, Astro drive, Imperial Settlers: Roll and Write, Captain Carcass e A4 Quest.
2020 não teve muito evento presencial, mas teve muita live
Seja pela ESPM, pelo meu Instagram ou via On e-stadium teve lives sobre eSports, carreira em games e game design. Foi uma rave de lives, mas foi bem legal. Incrível pensar que em fevereiro eu estava palestrando sobre advergames na Eslováquia(!).
2020 teve o GameLab ESPM virando estúdio de desenvolvimento indie
O GameLab ESPM existe desde 2012 na faculdade. No início deste ano resolvemos transformá-lo em um estúdio de desenvolvimento indie que está incubando dois projetos nesse momento (um game para PC e um jogo educativo sobre BlockChain). A maldita pandemia impediu voos mais altos, mas conseguimos colocar em pé o Instagram do lab (@gamelab_espm) com uma identidade visual primorosa projetada pelo grande Rodrigo Snow Cotellessa.
Bom, espero que 2021 seja melhor. Espero uma vacina para que seja possível encontrar sem restrições os amigos de jogatina. Espero mais conteúdo no ano que vem.
#GoGamers