Eu achei que não ia postar mais nada por aqui esse ano. No entanto, o amigo Rodrigo “Snow” Cotellessa (artista do Húsz) me brinda com uma novidade incrível na manhã de hoje: ele terminou a arte do meu jogo novo: o PHI!
PHI (pronuncia-se "fi") é um print and play solo facinho de jogar e que você só precisa imprimir o tabuleiro, descolar tokens de duas cores e pegar cinco dadinhos D6 para jogar. A inspiração para a mecânica e o tabuleiro veio da série de Fibonacci, mas não vou explicar muito porque os detalhes estão no manual.
O Snow, que fez a direção de arte comenta um pouco o processo criativo: "Para a capa do game a inspiração foi o grid do poster Der Film, do designer Josef Müller-Brockmann. O grid foi criado em cima da proporção áurea. Müller-Brockmann é uma das figuras mais importantes da história do design, representando a International ou Swiss Style. A tipografia, para quem se interessar, é a OT Brut, criada pela Off-Type (um braço do estúdio Pangram Pangram). Eu acho que a fonte tem essa cara de impressora “matricial moderna” que casa bem demais com a proposta do jogo. O material está em preto e branco com uma diagramação editorial bem clean, para quem for imprimir usar o mínimo de tinta possível e aproveitar ao máximo a experiência do jogo.".
Esse aqui é o último game que faço esse ano. Mais um para o portfólio! Então, não espera mais não: clica aqui ou em alguma das imagens do post faz o download com o manual de regras e o tabuleiro!
Valeu, Snowzão! Mais uma parceria de sucesso!
#GoGamers
sexta-feira, 29 de dezembro de 2023
segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
Retrospectiva 2023
Pãm! Pãm! Pãããmmm! Chegou a hora da famigerada RETROSPECTIVA ANUAL LÚDICA GAME ANALYTICZ 2023 TURBO WITH LASERS! Vamos falar das coisas legais (e só de coisas legais) que rolaram por aqui nesse ano corrido e insano.
Esse ano não deu pra jogar nada grande ou demorado. Foi o ano das pequenas caixas com grandes diversões. E o ranking dos três melhores games ficou assim: 1ºLugar - SCOUT; 2ºLugar - Trick of the rails; 3ºLugar - Papayoo.
E teve projetos! Muitos projetos legais! Saiu o BATALHA DAS GERAÇÕES 2 (que fiz o game design e conteúdo para a Grow), saiu o ARENA OF DREAMS (que fiz a parte de narrativa e UX writing para a Fanatee), meu livro 15 EXERCÍCIOS DE GAME DESIGN foi traduzido para o espanhol no Chile e - fechando com chave de ouro - fiz o conteúdo do projeto COMO PUBLICAR SEU JOGO (com a COPAG).
Teve viagem com palestra para Sarajevo (na Bósnia) e Bratislava (na Eslováquia)! E, de quebra visitas em muitas lojas de games nesses lugares e com extra na Bulgária e Bolívia!
Consegui ir no BIG Festival, Cartapalooza, jogar na medida com os bons amigos!
Que venha 2024!
#GoGamers
Esse ano não deu pra jogar nada grande ou demorado. Foi o ano das pequenas caixas com grandes diversões. E o ranking dos três melhores games ficou assim: 1ºLugar - SCOUT; 2ºLugar - Trick of the rails; 3ºLugar - Papayoo.
E teve projetos! Muitos projetos legais! Saiu o BATALHA DAS GERAÇÕES 2 (que fiz o game design e conteúdo para a Grow), saiu o ARENA OF DREAMS (que fiz a parte de narrativa e UX writing para a Fanatee), meu livro 15 EXERCÍCIOS DE GAME DESIGN foi traduzido para o espanhol no Chile e - fechando com chave de ouro - fiz o conteúdo do projeto COMO PUBLICAR SEU JOGO (com a COPAG).
Teve viagem com palestra para Sarajevo (na Bósnia) e Bratislava (na Eslováquia)! E, de quebra visitas em muitas lojas de games nesses lugares e com extra na Bulgária e Bolívia!
Consegui ir no BIG Festival, Cartapalooza, jogar na medida com os bons amigos!
Que venha 2024!
#GoGamers
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
Kariba
Opa, mais um pocket game do Knizia para a coleção. Nesse post, vamos falar de Kariba, um game no qual animais precisam se refrescar no Lago Kariba (na Africa) e assustar quem está do lado para poder tomar água na tranquilidade.
O Senhor Knizia sempre nos brinda com aqueles games estruturados em componentes matemáticos espertos. Neste título, montamos um lago com tiles numerados e, a cada rodada, temos que jogar pelo menos uma carta de bicho de um tipo. Sempre que alguém joga a terceira carta de um animal, espanta imediatamente os animais de menor valor mais perto.
O elefante espanta o rinoceronte. O rinoceronte espanta o guepardo. O guepardo espanta o avestruz. O avestruz espanta a girafa. A girafa espanta a zebra. A zebra espanta o suricato. O suricato espanta o rato. O rato espanta o elefante.
Cartas espantadas são pontos para o final do jogo. Rapidinho, simples e bem divertido para jogar com galera chegada em algo mais easy.
Lançado no Brasil pela Paper Games. Por conta do rato espantar o elefante, me lembrou o clássico Frank's Zoo.
#GoGamers
O Senhor Knizia sempre nos brinda com aqueles games estruturados em componentes matemáticos espertos. Neste título, montamos um lago com tiles numerados e, a cada rodada, temos que jogar pelo menos uma carta de bicho de um tipo. Sempre que alguém joga a terceira carta de um animal, espanta imediatamente os animais de menor valor mais perto.
O elefante espanta o rinoceronte. O rinoceronte espanta o guepardo. O guepardo espanta o avestruz. O avestruz espanta a girafa. A girafa espanta a zebra. A zebra espanta o suricato. O suricato espanta o rato. O rato espanta o elefante.
Cartas espantadas são pontos para o final do jogo. Rapidinho, simples e bem divertido para jogar com galera chegada em algo mais easy.
Lançado no Brasil pela Paper Games. Por conta do rato espantar o elefante, me lembrou o clássico Frank's Zoo.
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quarta-feira, 6 de dezembro de 2023
A fake artist goes to New York
Esse game aqui você não precisa comprar. Se você tiver um estojo de canetinhas e papel, pronto. Maaaaaas, essas caixinhas da Oink são um charme e o instinto colecionador fala alto nessa hora 😁.
A fake artist goes to New York é possível de ser jogado de 5 até 10 players. É um game no qual um patrono das artes está mancomunado com um falsificador de quadros. A cada rodada, um player será escolhido para ser o patrono e vai escrever um termo que corresponde ao quadro que os artistas vão produzir. Por exemplo: ele escreve "elefante" em mini lousas e distribui para todos os players e anuncia a categoria do desenho (no caso, "animais"). Ou seja, todo mundo vai ter que fazer um pedaço do desenho de um elefante. Só que o falsificador recebe um X. Ele não sabe o que deve ser desenhado, por isso precisa se fingir de entendido para passar despercebido.
Os jogadores têm uma folha na qual devem desenhar um pedaço da obra (no caso, um elefante). Serão feitas três rodadas e todo mundo tem que dosar o quanto vai completar do desenho para não fica na cara para o falsificador o que está sendo produzido.
Ao final do desenho (que sempre vira uma bosta épica), todo mundo aponta para alguém que acha que é o falsificador. Daí, algumas coisas podem acontecer: A) alguém é o falsificador, mas essa pessoa pode tentar chutar o que era a obra que estava sendo produzida - se ela acertar, o patrono e ela ganham ponto; mas, se errarem, os artistas ganham ponto; B) Os artistas apontam para alguém que não é o falsificador e o patrono e o falseta ganham pontos.
É bem divertido e - por ser possível de fazer versão caseira - pode render bons momentos de diversão de galera. A seguir, um vídeo com a explicação das regras e como fazer a versão home made.
Mais uma pequena caixa com grandes diversões pra coleção!
#GoGamers
A fake artist goes to New York é possível de ser jogado de 5 até 10 players. É um game no qual um patrono das artes está mancomunado com um falsificador de quadros. A cada rodada, um player será escolhido para ser o patrono e vai escrever um termo que corresponde ao quadro que os artistas vão produzir. Por exemplo: ele escreve "elefante" em mini lousas e distribui para todos os players e anuncia a categoria do desenho (no caso, "animais"). Ou seja, todo mundo vai ter que fazer um pedaço do desenho de um elefante. Só que o falsificador recebe um X. Ele não sabe o que deve ser desenhado, por isso precisa se fingir de entendido para passar despercebido.
Os jogadores têm uma folha na qual devem desenhar um pedaço da obra (no caso, um elefante). Serão feitas três rodadas e todo mundo tem que dosar o quanto vai completar do desenho para não fica na cara para o falsificador o que está sendo produzido.
Ao final do desenho (que sempre vira uma bosta épica), todo mundo aponta para alguém que acha que é o falsificador. Daí, algumas coisas podem acontecer: A) alguém é o falsificador, mas essa pessoa pode tentar chutar o que era a obra que estava sendo produzida - se ela acertar, o patrono e ela ganham ponto; mas, se errarem, os artistas ganham ponto; B) Os artistas apontam para alguém que não é o falsificador e o patrono e o falseta ganham pontos.
É bem divertido e - por ser possível de fazer versão caseira - pode render bons momentos de diversão de galera. A seguir, um vídeo com a explicação das regras e como fazer a versão home made.
Mais uma pequena caixa com grandes diversões pra coleção!
#GoGamers
domingo, 3 de dezembro de 2023
Deep sea adventure
Eu adoro as pequenas caixas com grandes diversões da Oink Games. Comprei o Deep Sea Adventure na última ida para a Europa e fez a diversão desse final de semana. A começar pela narrativa do jogo que já é bem pitoresca: um grupo de aventureiros pobres se reuniu em um submarino para tentar reunir tesouros que estão no fundo do mar. Todos estão equipados com trajes de mergulhador, mas ter um submarino muito antigo significa compartilhar o mesmo tanque de oxigênio. Se um deles mergulhar muito fundo, a vida dos outros mergulhadores estará em risco! Será que os aventureiros conseguirão voltar ao submarino em segurança?
Cada jogador tem um meeple de mergulhador e - na sua vez - rola dois dados com números de 1 até 3 para ver quantos tiles vai andar na trilha de tesouros. Uma vez que o player para em cima de um tile, pode escolher pegar ele ou deixar quieto. Os tesouros iniciais são tiles que valem menos e os que estão no final da trilha valem mais. Quando um jogador pega um tesouro, ele pode escolher continuar descendo para pegar mais tiles ou voltar para o submarino.
Aqui entra a mecânica de push your luck do game. Quando você resolve voltar, rola os dois dados - no entanto - desconta o número de tesouros do resultado e diminui o número de tesouros da reserva de oxigênio. Só pontua quem volta para o submarino.
Divertido demais. Apesar da alta dose de sorte com os dados, há a questão de controlar sua ganância. Quando todo mundo resolve voltar para o submarino e o oxigênio vai acabando, é preciso - muitas vezes - abandonar os tesouros. Joga-se em até 6 players. Bom demais esse adendo para a coleção.
#GoGamers
Cada jogador tem um meeple de mergulhador e - na sua vez - rola dois dados com números de 1 até 3 para ver quantos tiles vai andar na trilha de tesouros. Uma vez que o player para em cima de um tile, pode escolher pegar ele ou deixar quieto. Os tesouros iniciais são tiles que valem menos e os que estão no final da trilha valem mais. Quando um jogador pega um tesouro, ele pode escolher continuar descendo para pegar mais tiles ou voltar para o submarino.
Aqui entra a mecânica de push your luck do game. Quando você resolve voltar, rola os dois dados - no entanto - desconta o número de tesouros do resultado e diminui o número de tesouros da reserva de oxigênio. Só pontua quem volta para o submarino.
Divertido demais. Apesar da alta dose de sorte com os dados, há a questão de controlar sua ganância. Quando todo mundo resolve voltar para o submarino e o oxigênio vai acabando, é preciso - muitas vezes - abandonar os tesouros. Joga-se em até 6 players. Bom demais esse adendo para a coleção.
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