domingo, 24 de julho de 2022

Clubs

Durante a joga de Clubs, chegamos à conclusão de que o Tichu é o doutorado e o Clubs é a pós-graduação lattu sensu.



Game de bater a mão seguindo a trilha do oponente, jogado em dupla e com um layout tenebroso (mas é legal, eu juro).



Partidas rápidas, cartinhas com números e uma pontuação malandra para quem termina primeiro de bater a mão e quem termina por último.

#GoGamers

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Nokosu dice

Opa! Esse aqui foi jogão! Uma pérola conferida recentemente e extremamente divertido. O card game é japonês e usa mecânica de vaza com dice rolling.



Os jogadores têm cartinhas em seis cores com números de 0 até 7. E ficam com seis dados de seis cores diferentes em um pool. O grande lance do jogo é que você pode jogar uma carta ou um dado para levar a pilha da rodada, mas tudo isso é definido pela cor e número do dado que fica no meio da mesa.



Esse game tem uma particularidade: o começo das partidas é chato, mas do meio para o final fica bem emocionante. Tem reviravoltas boas e um detalhe mecânico foda: você pode optar por tentar não marcar nenhum ponto numa rodada para fazer uma pontuação épica (mas é muuuuuito difícil falhar de propósito no jogo).



Curti muito. Infelizmente deve ser difícil de achar ele fácil para comprar, mas é fácil de fazer uma versão home made (que já estou providenciando).

Realmente bom! Sem tema, sem firula, sem layout e muito bem pensado!

#GoGamers

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Deckscape: the curse of the sphinx

Gosta de jogos colaborativos daqueles pra jogar de galera e descartar? Gosta da temática escape room? Gosta de jogar puzzle de maneira solitária? Bem, os games da série deckscape são pra você.



Alguns jogam de equipe, outros toda a galera junta e alguns solitário. Tem pra todos os gostos.



Comprei e joguei (alone) esse de temática egípcia. É bem divertido, mas tem que jogar e ir até o final (porque é fácil memorizar as soluções dos puzzles). Nem tem manual de regras, você vai abrindo 60 cartas em sequência e vai vendo o que tem que ser feito. Algumas pilhas são colocadas de lado, outras cartas são itens com poderes etc.

A solução para ir apresentando o mistério é muito boa e divertiu bem. Recomendo ao extremo!

#GoGamers

terça-feira, 19 de julho de 2022

Board Game 2 Go: mais uma loja bacana em Toronto (Canadá)

Bom, as andanças em cidades estrangeiras sempre atraem coisas que gostamos! Dessa vez, passeando por Toronto, encontrei a Board Game 2 Go; uma loja pequena, mas que também aluga jogos de tabuleiro na cidade.



Por ser pequena, tem preços mais atrativos e tudo que está nas prateleiras para ser vendido pode ser alugado.



O dono me falou que a pegada é essa: muita gente fica na dúvida na hora de comprar jogos (especialmente os mais caros); daí aluga, experimenta e tira a prova.



Mais um bom lugar ludens visitado!

#GoGamers

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Museologia lúdica: o D30 oriental

Olha só que legal: no Royal Ontario Museum de Toronto, na parte de relíquias asiáticas, me deparo com esse incrível dado de 30 lados.



Não havia muita informação sobre o artefato, exceto que ele é centenário.

Para qual jogo será que era usado?

#GoGamers

CartaPalooza na PlayEasy

O grande Fel Barros organizou um evento épico: o CartaPalooza! Basicamente uma seleção primorosa de jogos de vaza numa maratona sem parar no último domingo.



Aconteceu na PlayEasy, loja sensacional daqui de São Paulo, e reuniu fãs dessa categoria peculiar de games.



Teve crachá e bloquinho para anotar resultados. Joguei algumas novidades e tive oportunidade de lembrar que nunca consegui entender 100% o Tichu. :-)



A iniciativa do Fel é mais um ponto para estimular o hobby, juntar amigos e apresentar gente nova. Ele levou o acervo pessoal dele - o maior do Brasil (até que alguém conteste). Tinham coisas esquisitíssimas!



Achei bom demais! Que tenha sempre!



Fel, valeu pelo convite!

#GoGamers

Echoes: the dancer

Se você gosta de jogo de investigação colaborativo e com uma traquitana extra no celular, a série “Echoes” da Ravensburger vai te agradar.



Cada game é uma caixinha com cartas e usa um app para trazer a narração de mistério. Eu comprei THE DANCER, uma história de crime e fantasmas.

Você coloca as cartas de capítulo na mesa (são 6) e deve atribuir três itens para cada. São cartas com imagens que - quando escaneadas pelo app - apresentam diálogos, sons, música etc. A missão depois de colocar as dezoito cartas de itens nos capítulos é montar os mesmos na ordem correta fechando a coerência da história.

Depois de jogar uma vez e resolver acaba a graça, mas vai ser um bom material que vou usar nas minhas aulas.

E, com certeza, vou comprar mais títulos da série.

#GoGamers

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Meeple Mart: uma loja pra lá de sensacional em Toronto (Canadá)

Wow! Depois de um longo inverno pandêmico de longas viagens, estou de volta nas aventuras ao exterior! Vim pra Toronto para fazer um curso e visitar o estúdio criativo da Ubisoft; logicamente, sempre tem aquela visita em loja bacana!



Pois bem, a Meeple Mart foi uma das lojas mais incríveis da vida. É gigante, tem de tudo (tabuleiro, card, miniatura, brinquedo) e um atendimento foda.









A loja é organizada por ordem alfabética. Fica fácil de encontrar qualquer coisa (haja arquitetura de informação para manter isso tudo funcionando bem). Tem wifi para consultas rápidas e atendentes que manjam da parada para dar qualquer informação.



Delícia de lugar e super bem localizado! Anota aí: Spadina Avenue, 247. E fica um registro épico de um dia legal demais nas Cataratas do Niágara!



#GoGamers