domingo, 25 de agosto de 2019

Jogo da rima

Opa! Este aqui é mais um projeto que desenvolvi para a Grow Jogos! Está chegando essa semana agora nas lojas de brinquedos do Brasil. Jogo da rima é um party game para jogar em equipe cujo objetivo é ser rápido em rimar as palavras. Tem um deck com mais 500 palavras para a galera brincar e dar risada. Clica pra ampliar a imagem a seguir:



O jogo vem com duas mecânicas para jogar em duas equipes oponentes: 1) desafio da rima: onde uma palavra é sorteada e as equipes tem que escrever o máximo de palavras que rimem com ela no tempo da ampulheta e quem fizer mais ganha; 2) desafio abacaxi: onde uma palavra é sorteada e as equipes tem que fazer um ping-pong de palavras que rimem com a escolhida e quem travar, perde o ponto.

Eu tenho mais duas mecânicas para compartilhar aqui nesse post: 3) grid de cartas: espalhe um grid de 5x5 cartas na mesa e sorteie uma palavra; a equipe que conseguir apontar uma palavra que rime com ela no grid marca ponto (sorteia-se outra palavra se não há nenhuma que rime); 4) siga a letra: sorteie uma carta e pegue a primeira letra de uma palavra dela; sorteie uma palavra e as equipes precisam fazer uma começando com essa letra.

Teve uma ideia de mecânica com as palavras/cartas? Manda pra mim que eu publico aqui. =)

Mais um projeto bacana feito com a Grow. Portfolio crescendo. Quer comprar? CLICA AQUI.

#GoGamers

domingo, 18 de agosto de 2019

Keyforge

Um card game que vem assinado pelo criador do Magic, Richard Garfield. A parada é muito simples: cada jogador tem uma área de jogo onde coloca artefatos, criaturas e upgrades nas criaturas. O objetivo é fazer suas criaturas gerarem pedras de ambar (a cada 6 você libera uma keyforge e quem liberar três primeiro, ganha). Simples assim.



Por que este jogo está tão hypado? Porque cada deck do game é único. Você não monta decks e nem precisa comprar boosters. Você compra um deck e ele possui um nome único e uma combinação de cartas únicas. Isso mesmo: seu deck é único no planeta quando você compra.



Tem um lance algorítmico bizarro por trás disso e, claro, um trabalho de produção de ilustrações, textos e poderes para as cartas que é gigantesco.



O universo é meio esquizofrênico com diferentes criaturas que se misturam (aliens, elfos, máquinas etc.). O manual do jogo não dá conta de muita coisa e, até pela dinâmica dele, é preciso consultar muita coisa na internet. A ideia do game é você comprar diferentes decks para encontrar aqueles que funcionam melhor.

Meu primo comprou o starter set com mais um deck e jogamos partidas interessantes, mas - definitivamente - não é o tipo de game que eu vou colocar grana atualmente. Mas é sempre bom conferir as novidades hypadas.

#GoGamers

domingo, 11 de agosto de 2019

The mind

ATUALIZAÇÃO: POST DE NÚMERO 1500!

Aquisição recente para a ludoteca. A definição dele é curiosa: social experiment card game. Uma daquelas caixinhas com cartinhas que fazem a alegria entre jogos mais pesados. The Mind é um game colaborativo com um mecanismo bem interessante: você tem que ler mente do seu aliado.



Claro, é só uma brincadeira, mas a hipótese do game é que você precisa apostar em quem vai baixar a carta no momento certo.

Basicamente funciona assim: há um baralho com 100 cartas numeradas de 1 a 100. O jogo é dividido em fases e há pontos de energia (que permitem os erros). A cada rodada é preciso colocar a carta mais baixa para a mais alta na mesa, no entanto, elas precisam entrar em sequência.

Por exemplo: na primeira rodada (num jogo de três players) os jogadores saem com as seguintes cartas na mão: 2, 56 e 87. O jogador que saiu com a carta 2 tem ser rápido e colocar primeiro; o que saiu com 87 espera um pouco esperando outra carta intermediária entrar. Não é permitido falar ou fazer sinais. Se as cartas entrarem em ordem crescente, passa-se de fase e cada jogador recebe duas cartas na segunda rodada (jogando até 12 cartas na mão).

É surpreendentemente rápido e divertido. Não é bonito (aliás, o layout poderia ser bem melhor). Party e colaborativo. Chegou a ser indicado para o Spiel des Jahres.

Mais uma pequena pérola.

#GoGamers

domingo, 4 de agosto de 2019

Cool Stuff Inc. em Orlando

Recentemente estive em Orlando (Florida) para participar do congresso HCI. Apresentei um artigo sobre meu game MIND ALONE no evento. Como é de praxe, aproveitei os intervalos para procurar novidades do mundo lúdico.



Já tinha comprado muitas coisas da Cool Stuff pela internet, mas nunca tinha conseguido visitar uma loja física deles. O lugar é realmente assustador! O espaço é gigantesco e cheio de prateleiras divididas por lançamentos, recomendações da galera da loja, usados, RPG, dados e toda sorte de equipamento para jogos.

A única coisa chata: vir num lugar desse com o dólar a quase quatro reais. Não deu pra fazer grandes loucuras. =(

O bacana foi que consegui fazer essa visita com meu primo João, grande fã do hobby também. A seguir um registro desse dia de alegria. Para quem interessar, clica aqui para conhecer e encomendar coisas legais.

Seguem fotinhos (clica para ampliar) e um agradecimento ao meu primo João e sua esposa Camila que me levaram nesse local de alegria.



#GoGamers