segunda-feira, 28 de julho de 2025

Smitten

Smitten é um microjogo cooperativo para 1-2 jogadores projetado e publicado em comemoração ao 10º aniversário da Stonemaier Games. É um tipo de card game com puzzle onde é preciso montar dois mosaicos de 3x3 iguais onde há uma imagem que referencia vários jogos da editora.



Basicamente, sempre que uma carta é jogada, um efeito é ativado. Se o não é possível ativar o efeito ou continuar jogando cartas no grid, o jogo está perdido.



É legal porque ele funciona naquele esquema de “telepatia” onde os players precisam jogar de maneira colaborativa, mas sem falar o que possuem na mão.



É baratinho, divertido e rápido. Nada demais, mas tem uma boa ideia e é feito com 18 cartas (eu curto esses minimalismos).

#GoGamers

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Introdução para UX em games - meu livro novo já está à venda!

Leitores e leitoras do Game Analyticz! É com muita alegria que divido a notícia que foi lançado, pela Editora SENAC, meu novo livro: Introdução para UX em games! Meu oitavo livro escrito.

Trabalhar com game design é, em essência, trabalhar com UX. Nesse livro eu trouxe alguns conceitos básicos da área, canvas, definições sobre diferentes perspectivas de UX, estruturação de projetos, cases e entrevistas com profissionais do mercado. Não é por nada não, mas tá muito legal e o pessoal da editora caprichou muito no layout. Para quem quiser comprar, é só clicar aqui ou na imagem a seguir.



Segue a resenha oficial:

A experiência do usuário (UX) está em toda a parte, na navegação em aplicativos e sites e até na interação com produtos físicos. No universo dos games, ela é determinante para garantir uma experiência envolvente e despertar no usuário o desejo de voltar a jogar.

Com uma linguagem prática e acessível, Introdução para UX em games aborda os princípios de UX aplicados ao desenvolvimento de jogos digitais e analógicos. São apresentadas ferramentas para a concepção de um projeto de game, como mapas de navegação, esboços, wireframes e interface, além de estudos de caso que conduzem o leitor no processo de criação, indicando como foram identificadas questões a serem melhoradas e as soluções pensadas em diferentes situações.

Desenvolvido pelo Senac São Paulo, este conteúdo traz os elementos fundamentais para que desenvolvedores de jogos, designers, estudantes e entusiastas desse universo aprimorem seus conhecimentos teóricos e práticos, de modo que possam aplicá-los em seus projetos com habilidade e criar jogos imersivos e com experiências memoráveis.


#GoGamers

Tiempo de Juegos - uma loja de games em Quito (Equador)

Opa! E vamos para o relato da visita em mais uma loja de jogos pelo mundo. Não tinha nada planejado, mas ela apareceu no meio do caminho. Só para contextualizar: fui fazer um trabalho na Universidad San Francisco de Quito no Equador. Durante o passeio pelo campus, acabamos indo tomar um café no shopping que fica ao lado e me deparei com a Tiempo de Juegos.

Loja simpática e com bom atendimento. Eu que não estava com muito tempo para ver os produtos com calma, mas tem tudo de novo que uma boa loja de boardgames tem que ter. Haviam dois jogos de autores equatorianos nas prateleiras, mas com caixas muito grandes (e eu estava viajando só de mochila). Olha só um pouquinho do local:







Pra finalizar esse post, uma imagem de Quilotoa: um lago no fundo de um antigo vulcão inativo. Adorei o Equador!



#GoGamers

Xadrez. Xadrez em todos os lugares - parte 6

Esta série de posts começou como uma brincadeira, mas está rendendo boas imagens. A ideia é registrar jogos de xadrez espalhados pelo mundo; especialmente versões gigantes do jogo. Aqui estão os links para a parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5.

Dessa vez, me deparei com esse jogo gigante de xadrez nos corredores da Universidad San Francisco de Quito no Equador. Estava de viagem para uma visita no local e me deparei com esse belo exemplar.



E sempre continuamos viajando e montando essa série.

#GoGamers

terça-feira, 15 de julho de 2025

Colorfox

Eu nunca tinha jogado nenhum game dessa série que usa como temática um layout de caixinhas de fósforos. São alguns já lançados e a Paper Games trouxe dois para o Brasil. Joguei o Colorfox. Levinho, minimalista e ideal para crianças.

Em Colorfox cada jogador sempre está com três cartas na mão e, a cada rodada, deve tentar encaixar um lado com palito de fósforo da mesma cor em outra carta da mesa. Fazendo isso, ganha-se um palito daquela cor para o seu pool e isso vale pontos no final da partida (conjuntos de 6, 5, 4, 3, 2 e 1 cor).



A parte interessante da mecânica do game é quando você faz um encaixe de mais de uma cor no grid. Você usa a diferença para trocar palitos de pontos dos adversários com os seus, melhorando suas combinações e destruindo as dos amiguinhos.

O jogo acaba quando uma pilha de palitos de uma cor termina.

Partidas de 15 minutos.

Gostei da aquisição!

#GoGamers