domingo, 17 de agosto de 2025

KABUKI TRICKS

Esse aqui é aquela vaza delícia. Simples, minimalista e com uma chavinha de plot twist boa na mecânica (além de uma arte muito legal). Kabuki tricks é uma vaza ambientada em um espetáculo de teatro kabuki com humanos e cães. A cada rodada, as vezas são jogadas e duas coisas podem mudar: a ordem das quatro cores para trunfo e o critério de vitória para a vaza (carta mais alta ou carta mais baixa).



Tem algumas saídas de pontuação bem legais: acertar o número de vazas que você vai fazer e terminar a rodada com uma carta na mão que você apostou na cor. Tudo bem simples e intuitivo. Daquelas vazas que você lê o manual e sai jogando fácil. Diferente do Trick of fixers que falei no post anterior.



Já estou providenciando uma cópia para minha ludoteca. Mais um game conferido no Cartapalooza 2025.

#GoGamers

sábado, 16 de agosto de 2025

Trick of fixer

Dificilmente eu escrevo aqui sobre algum jogo que entrou na mesa e todo mundo que estava jogando, de comum acordo, resolveu parar de jogar na metade. Trick of the fixer foi um desse. Uma vaza japonesa esquisita com muitas regras que não acrescentam nada ao gameplay.



São muitas regras para muitas exceções que acabam confundindo demais. Parece que o autor foi adicionado os mecanismos para acertar buracos do core gameplay. A parte de jogar as vazas tem o moitoramento de um tabuleiro, de cartas de poderes e de uma carta de ajuda que muda os trunfos. Definitivamente, muita regra pra pouco jogo.



Na hora eu pensei "Bom, eu estou numa fase minimalista de jogos, por isso estou achando ruim", mas as outras quatro pessoas que estavam jogando (mestres da vaza) também concordaram que o game é chato demais.

Maaaas, é preciso jogar de tudo e não dá pra acertar sempre.

Só anotei pra fugir desse numa próxima.

#GoGamers

Cartapalooza 2025

Como não poderia deixar de ser, aconteceu mais uma edição icônica do maior evento de carteado da galáxia: o Cartapalooza! Esse ano aconteceu em um local muito legal que é A TABULERIA. Espaço amplo, gostoso, prateleiras cheias de bons games e com um cardápio bem legal. Uma luderia que fica na Rua Augusta que já virei fã.

Esse ano o evento estava bem cheio e foi legal encontrar velhos amigos, mostrar alguns protótipos e jogar coisas esquisitas que só dá pra jogar em um encontro como esse.

Seguem fotos do local e do evento e que venham os próximos!









#GoGamers

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Sprawlopolis

Mais um game feito com mínimos recursos. Sprawlopolis é um joguinho de 18 cartas que pode ser jogado em até 4 pessoas colaborativamente ou em um modo solo (que é onde o jogo é mais legal, definitivemente). Ele vem numa embalagem de papel e, por dentro, acompanha uma carteirinha de plástico para você guardar as cartas. Eu comprei a versão nacional da Funbox que veio com quatro expansões, mas cabe tudo bonitinho para você levar no bolso.





Sprawlopolis é um card/tile game sobre construir uma cidade. Você pode colocar as cartinhas sempre no mesmo sentido cobrindo pedaços da outra e encaixando (ou não) em um dos 4 terrenos disponíveis. Só não pode colocar uma carta - ou pedaço de carta - debaixo de outra. No começo do jogo, três cartas são sorteadas e colocadas com o lado que tem objetivos virado pra cima. Os objetivos possuem números e é preciso realizar ações para fazer pontos igualando ou superando esses objetivos. Ao final, você soma o maior número de terrenos iguais conectados, subtrai o número de estradas que foi formado e verifica os bônus/penalidades dos objetivos.



Apesar de ter gostado do game, achei um pouco fácil. Joguei duas partidas solo e ganhei as duas. Até fui ver um vídeo para conferir se estava jogando certo e estava. Acho que dei sorte nos objetivos sorteados. No entanto, quero experimentar com mais gente para ver se rola bem. É mais um game que adquiri para ter de referência nessa vibe minimalista de poucos componentes.

#GoGamers

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Smitten

Smitten é um microjogo cooperativo para 1-2 jogadores projetado e publicado em comemoração ao 10º aniversário da Stonemaier Games. É um tipo de card game com puzzle onde é preciso montar dois mosaicos de 3x3 iguais onde há uma imagem que referencia vários jogos da editora.



Basicamente, sempre que uma carta é jogada, um efeito é ativado. Se o não é possível ativar o efeito ou continuar jogando cartas no grid, o jogo está perdido.



É legal porque ele funciona naquele esquema de “telepatia” onde os players precisam jogar de maneira colaborativa, mas sem falar o que possuem na mão.



É baratinho, divertido e rápido. Nada demais, mas tem uma boa ideia e é feito com 18 cartas (eu curto esses minimalismos).

#GoGamers

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Introdução para UX em games - meu livro novo já está à venda!

Leitores e leitoras do Game Analyticz! É com muita alegria que divido a notícia que foi lançado, pela Editora SENAC, meu novo livro: Introdução para UX em games! Meu oitavo livro escrito.

Trabalhar com game design é, em essência, trabalhar com UX. Nesse livro eu trouxe alguns conceitos básicos da área, canvas, definições sobre diferentes perspectivas de UX, estruturação de projetos, cases e entrevistas com profissionais do mercado. Não é por nada não, mas tá muito legal e o pessoal da editora caprichou muito no layout. Para quem quiser comprar, é só clicar aqui ou na imagem a seguir.



Segue a resenha oficial:

A experiência do usuário (UX) está em toda a parte, na navegação em aplicativos e sites e até na interação com produtos físicos. No universo dos games, ela é determinante para garantir uma experiência envolvente e despertar no usuário o desejo de voltar a jogar.

Com uma linguagem prática e acessível, Introdução para UX em games aborda os princípios de UX aplicados ao desenvolvimento de jogos digitais e analógicos. São apresentadas ferramentas para a concepção de um projeto de game, como mapas de navegação, esboços, wireframes e interface, além de estudos de caso que conduzem o leitor no processo de criação, indicando como foram identificadas questões a serem melhoradas e as soluções pensadas em diferentes situações.

Desenvolvido pelo Senac São Paulo, este conteúdo traz os elementos fundamentais para que desenvolvedores de jogos, designers, estudantes e entusiastas desse universo aprimorem seus conhecimentos teóricos e práticos, de modo que possam aplicá-los em seus projetos com habilidade e criar jogos imersivos e com experiências memoráveis.


#GoGamers

Tiempo de Juegos - uma loja de games em Quito (Equador)

Opa! E vamos para o relato da visita em mais uma loja de jogos pelo mundo. Não tinha nada planejado, mas ela apareceu no meio do caminho. Só para contextualizar: fui fazer um trabalho na Universidad San Francisco de Quito no Equador. Durante o passeio pelo campus, acabamos indo tomar um café no shopping que fica ao lado e me deparei com a Tiempo de Juegos.

Loja simpática e com bom atendimento. Eu que não estava com muito tempo para ver os produtos com calma, mas tem tudo de novo que uma boa loja de boardgames tem que ter. Haviam dois jogos de autores equatorianos nas prateleiras, mas com caixas muito grandes (e eu estava viajando só de mochila). Olha só um pouquinho do local:







Pra finalizar esse post, uma imagem de Quilotoa: um lago no fundo de um antigo vulcão inativo. Adorei o Equador!



#GoGamers