E vamoa para mais um carteadinho divertido que faz parte da coleção de pocket games da Paper Games. Knock, Knock! Dungeon! é um título colaborativo cujas partidas duram 6 minutos e, se você for jogar com o requisito de limite de tempo, é bem desafiador.
A lore do game consiste em um grupo de aventureiros procurando tesouros numa dungeon. O lance é que não pode fazer barulho e isso é medido se a soma dos números de uma carta é maior que 5. Então, Knock, Knock! Dungeon! é um game onde os players vão ter que dialogar para colocarem seus cantos de carta formando um mosaico que NUNCA pode ter uma soma em uma carta superior a 5. Também há os monstros vão surgindo e possuem marcadores de tempo para serem derrotados deixando sempre o número igual ou menor a 5. O desafio final é um monstrengo cuja soma dos números é 16.
Algumas cartas da dungeon surgem com um ícone que impossibilita os players de falarem e só podem fazer gestos. Realmente, jogar com tempo é bem complicado e ainda tem um desafio opcional de fazer uma trilha de cartas com ícone de tesouro.
O game ainda vem com um modo de campanha com magias que você pode "salvar" entre uma partida e outra. Gostei e acho que esse será o último jogo conferido do ano. Veremos!
#GoGamers
domingo, 22 de dezembro de 2024
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Fotomania
Mais um jogo de autor japonês conferido esse ano. Fotomania é um rummy bem legal e com camadinhas estratégicas interessantes.
A lore do jogo é a seguinte: achamos câmeras analógicas no sotão da casa das nossas mães. Daí, resolvemos tirar fotos com rolos de filme pela cidade.
A cidade é feita de cartas no centro da mesa e, a cada rodada, é preciso comprar de uma até três cartas de uma das linhas, colocá-las mais à direita na mão, mudar uma carta de lugar (isso é avançar o filme) e jogar a quantidade de cartas compradas saindo mais à esquerda da mão. Um ponto importante, assim como em jogos como Scout, quando você recebe sua mão, não pode mudar as cartas de lugar.
O restante do game é sobre tentar montar as melhores sequências de cartas crescentes ou decrescentes sempre mantendo três números de diferença entre elas. Cartas que não entram na sequência saem borradas e dão pontos negativos. Por exemplo: 9/7/6/12 - o 12 quebra a sequência e dá pontos negativos.
O jogo ainda tem o evento do pôr do sol que diminui a quantidade de cartas na mão (porque tem menos luz).
Eu achei bem legal. Tem uma perspectiva muito boa de juntar mecânica com tema. Mais um carteado conferido nesse ano que se aproxima do fim. Quantos games diferentes será que vai dar pra conhecer ainda em 2024?
#GoGamers
A lore do jogo é a seguinte: achamos câmeras analógicas no sotão da casa das nossas mães. Daí, resolvemos tirar fotos com rolos de filme pela cidade.
A cidade é feita de cartas no centro da mesa e, a cada rodada, é preciso comprar de uma até três cartas de uma das linhas, colocá-las mais à direita na mão, mudar uma carta de lugar (isso é avançar o filme) e jogar a quantidade de cartas compradas saindo mais à esquerda da mão. Um ponto importante, assim como em jogos como Scout, quando você recebe sua mão, não pode mudar as cartas de lugar.
O restante do game é sobre tentar montar as melhores sequências de cartas crescentes ou decrescentes sempre mantendo três números de diferença entre elas. Cartas que não entram na sequência saem borradas e dão pontos negativos. Por exemplo: 9/7/6/12 - o 12 quebra a sequência e dá pontos negativos.
O jogo ainda tem o evento do pôr do sol que diminui a quantidade de cartas na mão (porque tem menos luz).
Eu achei bem legal. Tem uma perspectiva muito boa de juntar mecânica com tema. Mais um carteado conferido nesse ano que se aproxima do fim. Quantos games diferentes será que vai dar pra conhecer ainda em 2024?
#GoGamers
You laugh, you drink [water]
Só a título de registro, um drinking game meio constrangedor que ninguém riu e ninguém bebeu durante a partida.
#GoGamers
#GoGamers
Um pioneiro que se vai
A semana passada faleceu um ícone do mundo lúdico catanduvense: o professor Luiz Roberto Benatti. Ele foi responsável por popularizar o RPG na minha cidade natal de Catanduva. Nos idos de 1992, o Benatti era dono da Livraria Contraponto - que ficava localizada na Galeria de Franchi, no centro da cidade. Foi lá que comprei meus primeiros livros da série Aventuras Fantásticas e depois a clássica Rules Cyclopedia de Dungeons and Dragons (que tenho até hoje). Foi lá, também, que joguei minhas primeiras grandes aventuras medievais mestradas pelo grande amigo Leo. Foi na Contraponto que fiz amigos que mantenho até hoje e que, com certeza, o Bennatti colaborou muito para alimentar meu interesse por desenvolver jogos.
Fazia tempo que não falava com o Benatti, mas ele nunca saiu das minhas boas memórias.
Descanse em paz.
Fazia tempo que não falava com o Benatti, mas ele nunca saiu das minhas boas memórias.
Descanse em paz.
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Jungo
Esse é um bom climbing game lançado pela Paper Games no formato pocket. Mais um jogo de autor japonês que conferi em uma última joga na casa do amigo Torselli e que já vou comprar na próxima semana, pois gostei demais.
Em Jungo, cada player recebe uma mão de cartas e, tal qual no Scout, não pode alterar a sequência como as cartas estão dispostas. Com base nisso, é preciso ir jogando fazendo a escalada jogando uma carta, dupla, trinca, quadra etc. sempre maior. Com detalhe: depois que você joga sua sequência e supera do player anterior, você compra as carats dele.
O objetivo é bater a mão com todas as cartas iguais, logo é preciso ver quando é interessante de se livrar de cartas que você tem para pegar novas e colocar todas em um mega combo. Jogamos usando uma regra avançada mais emocionante, mas esse game eu quero muito ter na minha coleção de carteado.
#GoGamers
Em Jungo, cada player recebe uma mão de cartas e, tal qual no Scout, não pode alterar a sequência como as cartas estão dispostas. Com base nisso, é preciso ir jogando fazendo a escalada jogando uma carta, dupla, trinca, quadra etc. sempre maior. Com detalhe: depois que você joga sua sequência e supera do player anterior, você compra as carats dele.
O objetivo é bater a mão com todas as cartas iguais, logo é preciso ver quando é interessante de se livrar de cartas que você tem para pegar novas e colocar todas em um mega combo. Jogamos usando uma regra avançada mais emocionante, mas esse game eu quero muito ter na minha coleção de carteado.
#GoGamers
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
5 Towers
Mais um carteado leve e divertido, com um detalhe: este game infringiu MUITOS direitos autorais de personagens. Tem o Stay Puff, o verme de Duna, os jawas de Star Wars, a Vanellope de Detona Ralph e mais um monte de celebridades do mundo pop "homenageadas" literalmente sem pagar. Tirando esse detalhe, é um bom game de montar sequência de cartas.
Cada jogador deve ir montando cinco diferentes tipos de torres. Com um detalhe: há um leilão no começo de toda rodada onde é preciso dizer quantas cartas das cinco que serão abertas na mesa que você irá comprar.
Uma vez feito isso, quem ganha pega o número de cartas falado e começa a empilhar nas suas torres. Com um detalhe: só é possível empilhar com um número menor sempre. Ou seja, se você jogou uma carta 3, só pode colocar a 2 e a 1 pra formar sua torre. No final, há um multiplicador de x2 para fazer a pontuação final. Cada carta na torre vale um ponto.
É bem simples e legal. Menos as ilustrações que não pagaram direito. Essas são ilegais 😅. =)
#GoGamers.
Cada jogador deve ir montando cinco diferentes tipos de torres. Com um detalhe: há um leilão no começo de toda rodada onde é preciso dizer quantas cartas das cinco que serão abertas na mesa que você irá comprar.
Uma vez feito isso, quem ganha pega o número de cartas falado e começa a empilhar nas suas torres. Com um detalhe: só é possível empilhar com um número menor sempre. Ou seja, se você jogou uma carta 3, só pode colocar a 2 e a 1 pra formar sua torre. No final, há um multiplicador de x2 para fazer a pontuação final. Cada carta na torre vale um ponto.
É bem simples e legal. Menos as ilustrações que não pagaram direito. Essas são ilegais 😅. =)
#GoGamers.
domingo, 8 de dezembro de 2024
Zombies & Zilches
O que esse card game tem de feio ele tem de genial. Zombies and Zilches é uma vaza muito legal com uma mecânica muito interessante.
Funciona assim: uma vaza normal, tem que seguir o naipe e "ganha" quem tiver o maior número. Só que ganhar a vaza implica em tomar danos dos zumbis e você tem que evitar isso. Só que aí vem a genialidade do game: as cartas que vão sendo jogadas na vaza acumulam na mesa e atraem outras iguais.
Ou seja: se alguém jogou um 2 vermelho, outra pessoa joga um 4 vermelho e uma terceira pessoa joga um 6 vermelho - tecnicamente - a pessoa com o número mais alto levaria o dano. Só que, se há outras duas cartas 2 na mesa previamente jogadas elas vão para o pool do player que jogou o 2 virando um 6 com mais cartas. Logo, esse jogador levaria os danos.
Eu não botava fé que daria certo. Achei que a mesa ia ficar uma zona. Mas não, funciona visualmente bem. Tem outro detalhe bom, você pode tentar ser o jogador com 18 danos máximos e ganhar o jogo. É uma outra maneira de tentar ir se lascando e faturar a rodada.
É divertido e a temática de zumbis que vão atraindo outros funciona muito bem com a mecânica de vaza.
Já está na coleção de vazinhas!
#GoGamers
Funciona assim: uma vaza normal, tem que seguir o naipe e "ganha" quem tiver o maior número. Só que ganhar a vaza implica em tomar danos dos zumbis e você tem que evitar isso. Só que aí vem a genialidade do game: as cartas que vão sendo jogadas na vaza acumulam na mesa e atraem outras iguais.
Ou seja: se alguém jogou um 2 vermelho, outra pessoa joga um 4 vermelho e uma terceira pessoa joga um 6 vermelho - tecnicamente - a pessoa com o número mais alto levaria o dano. Só que, se há outras duas cartas 2 na mesa previamente jogadas elas vão para o pool do player que jogou o 2 virando um 6 com mais cartas. Logo, esse jogador levaria os danos.
Eu não botava fé que daria certo. Achei que a mesa ia ficar uma zona. Mas não, funciona visualmente bem. Tem outro detalhe bom, você pode tentar ser o jogador com 18 danos máximos e ganhar o jogo. É uma outra maneira de tentar ir se lascando e faturar a rodada.
É divertido e a temática de zumbis que vão atraindo outros funciona muito bem com a mecânica de vaza.
Já está na coleção de vazinhas!
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