segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Kingsburg

Jogo nota 10 que ganhei de natal (e já abri porque quero que o bom velhinho se exploda). Kingsburg usa elementos de dice rolling, gerenciamento de recursos e um pouquinho de area control, é um excelente jogo para 2 a 5 players, sendo que só funciona de verdade com no mínimo 4. Vou fazer algo que não costumo fazer por aqui, mas vou dividir a análise em tópicos; esse game merece!

•Design gráfico e componentes

Dados, dados e mais dados! Belíssimos dadinhos de madeira juntamente com um bonito tabuleiro extra-large fazem a alegria dos que adoram o pacote visual do game. Counters e folhas de gerenciamento são um show à parte também. Os elementos são bem distribuídos e de fácil assimilação visual, gera aquela intuição instintiva durante a curva de aprendizado do game.

•História e imersão

Somos nobres na corte de um poderoso rei, que por sinal, nos deu terras e disse "Aumentem e enriqueçam meu reino". A temática de fantasia medieval fantástica está presente do começo ao fim em Kingsburg, para quem é fã (como eu), é um parto cheio para gostar do jogo logo de cara.

•Mecânica e gameplay

É um dice rolling em essência, mas não é só sorte. Durante 5 anos, passando pelas quatro estações, vamos rolando dados e alocando os números tirados no tabuleiro, onde estão os conselheiros do rei.

Os conselheiros fornecem bônus para conseguir madeira, pedra, ouro, soldados, pontos de vitória e bônus. Com esses recursos é possível melhorar os territórios e se preparar para a luta contra os monstros que atacam todo inverno.

O bacana da mecânica é que depois que um conselheiro é requisitado, outro jogador não pode usar seu poder, mas as combinações são muitas e sempre dá pra dar uma contornada.

•Impressões finais

Repito: jogo nota 10. Gostei muito porque apesar de ter muitos elementos agrada ao gamer e ao não-gamer. É aquele tipo de jogo que todo mundo (com um pouquinho de esforço) aprende e se diverte jogando.

Mais um pra ludoteca. Imagens do BGG.

3 comentários:

Cacá disse...

Fala Vince... se vc gosta tanto dele fique de olho pois ele é a próxima novidade no BSW... se não me engano à partir de hoje já dá pra jogar...

Abraços

VINCE VADER disse...

Valeu pela dica Cacá!

Rey Jr disse...

Opa, eu gostaria de jogar este jogo no BSW.
Que tal combinarmos?
hehehe

O Blog tá mto bom vince, parabens.
(que inveja queria ter ganho um presentaço deste!" ^^)

Rey Jr - www.ooze.com.br