terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

MUNICIPIUM

Tem alguns games que passam aqui pelo blog que ganham apenas uma mini resenha, porém, há outros que merecem uma “dissertação” mais elaborada; MUNICIPIUM de autoria de Reiner Knizia é um deles. O primeiro grande feature campeão do jogo é a arte fabulosa do Mike Doyle, artista que já se consagrou em belíssimas ilustrações para diversos bons jogos, inclusive a versão nacional do Modern Art.

MUNICIPIUM trata de intrigas no senado romano. Cada player controla uma família que busca alavancar votos, apoio dos governantes, clérigos, comerciantes e militares na Roma antiga. O belíssimo tabuleiro representa lugares onde seus familiares vão buscar força: o templo, as tavernas, os banhos, os empórios, a basílica, o fórum e o pretoriado.

A essência do jogo é alocar seus minions pelas áreas do tabuleiro onde você possui mais influência. Um deck de cartas dita quando irá ter visita do prefeito, visitas de cidadãos importantes e execução de poderes especiais. É disputadíssimo, principalmente a reta final quando todos já estão conseguindo alocar dinheiro para conseguir mais influência.

É para 2 a 4 players, mas funciona bem a partir de 3. Estratégico pra caramba, competitivo e com boa curva de aprendizado, relativamente rápido (não passa de uma hora) e, novamente, muito bonito.

Tinha jogado a semana passada, mas rolou uma rateada nas regras, o que acabou meio que anulando a partida. Hoje jogamos em três aqui em casa com as regras certas e fluiu muito bem. Pra quem é fã dos hard games do Knizia, esse é um indispensável na Ludoteca.

Comprei esse título na minha viagem européia, em uma loja bem legal que mostrarei brevemente. Imagens do BGG.

Nenhum comentário: