quinta-feira, 21 de julho de 2011

The castles of Burgundy

Excelente aquisição pra ludoteca que acabamos de jogar na Euroliga. The castles of Burgundy está com uma nota bem alta de 7,83 no BGG, inclusive. Neste game os players são senhores no vale de Loire na França; cada um possui um território que deve evoluir e prosperar. Um detalhe interessante: este título é o número 14 da série especial da editora ALEA.

Em termos de jogo temos um tabuleiro coletivo, onde ficam disponíveis diversos tipos de prédios, recursos, construções com poderes especiais, etc. Cada jogador possui um tabuleiro individual que representa o seu feudo, que deve ir sendo completado com elementos retirados do board principal. Há diferentes tipos de tiles: pedreiras, animais, bens de comércio, construções, conhecimento, etc.

Temos duas mecânicas principais: uma de dice rolling que pode ser manipulada para cima ou para baixo com trabalhadores; e uma mecânica de tile placement bem interessante baseada no resultado dos dados. Os jogadores compram tiles do tabuleiro principal, estocam na base do tabuleiro individual e só assim podem construir e adquirir bônus e benefícios.

O jogo não chega a ser complexo, mas possui uma série de etapas e sub regras que exige atenção especial. Uma primeira jogada deu pra sentir bem como funciona, mas é preciso uma meia dúzia de partidas para dominar razoavelmente. A arte e os componentes são bem legais também.

Duração do game em 4 jogadores: quase 2 horas e 20 minutos com explicação das regras. No final cansou um pouquinho, mas não foi menos emocionante por causa disso.

3 comentários:

Arthur disse...

Jogaço esse aí...

Já jogou o strasbourg do Feld?

Esse designer não lança mais jogo ruim :P

Abraços do JogaFortal!

Cacá disse...

Concordo com o Arthur... Achei o Strasbourg bem no nível do Burgundy, ambos muito bons jogos, mas menos desafiadores que o Luna e o Macao por exemplo...

Mas um fato é que até os jogos "meia-boca" dele são bons... =D

VINCE VADER disse...

Adorei o LUNA e adorei o BURGUNDY. Realmente o Feld só lança coisa boa!