quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Wingspan

Rapaz, esse aqui estava na lista para jogar faz tempo. Que belo game. Joguei a versão nacional da Ludofy; capricho demais: ovinhos coloridos, casa de passarinho para rolar os dados, cartas lindas. Um pacote sensacional e divertido. Wingspan tem um pouco de set collection, draft e rolada de dados; tudo isso com um puta embasamento foda de pesquisa sobre pássaros feita pela designer Elizabeth Hargrave. Aliás, Wingspan é um bom exemplo de como o tema determina as questões de game design. Tem muito game que se você mudar o tema nada muda na mecânica, mas esse aqui é feito sob medida para a temática de pássaros (arrisco dizer que o game tem um caráter educativo, pois você vai conhecendo muita coisa legal sobre ornitologia numa jogada).



Cada player tem um tabuleiro com ações distintas de comprar pássaros, gerar recursos e botar ovos em três terrenos distintos. O game tem muitos elementos, mas fica fácil de gerenciar tudo porque o processo é bastante intuitivo. Ao final, cada player terá uma coleção distinta de pássaros que valem pontos diferentes e objetivos secretos para pontuar.



Os recursos para colocar os pássaros no tabuleiro (minhocas, trigo, ratos etc.) são rolados em dados em uma casinha de passarinho muito legal. Aliás, achei um toque foda do game.



Mas vale reforçar que a pesquisa sobre os pássaros que se reflete no gameplay sobre qual pássaro é predador de outros, o que cada pássaro come, em qual habitat ele vivem etc. é um ponto altíssimo do jogo. Fora a arte que é bem elegante.



Acho que esse aqui é daqueles que merecem ser jogados uma vez na vida pelo menos, mas eu quero jogar mais vezes. Joguei em três players, mas sei que o modo solo do jogo é bem interessante também. Que belo game!

#GoGamers

Nenhum comentário: