domingo, 22 de junho de 2008

Axis & Allies

Jogaço! Jogaço mesmo. Um wargame do c@r#l*o! Joguei no sabadão com feijoada na casa do meu primo esse título genial, que estava desde 2001 escondido sem uso no armário dele. Estou colocando ele do lado de Puerto Rico e Age of Steam no quesito estratégia / diversão. É um título que leva a assinatura Milton Bradley na caixa, porém essa versão que eu joguei tem o selo da Avalon Hill.

A temática é sem segredos: segunda guerra mundial. Joga-se de 2 a 5 players; os papéis disponíveis são: Rússia, Estados unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido. Cada "time" possui recursos de infantaria, caças, bombardeiros, fábricas, artilharias anti-aéreas, navios, porta-aviões e dinheiro.

A cada rodada os players devem tentar atingir seus objetivos com a estratégia certa de avançar, atacar e adquirir mais recursos. Pela descrição inicial já dá pra perceber algo óbvio: é um jogo longo. Cada partida dura até 4 horas, mas que você nem percebe.

As peças, tabuleiro e miniaturas do jogo são um show à parte, complementam o processo imersivo de maneira fabulosa. Como bem disse o meu primo João, esse jogo é um War bem feito, sobretudo no combate que é simples, intuitivo e tenso (joga-se com dados D6).

Vale dizer que a edição que joguei é a que deu origem a série, pois existem muitas expansões. De uns anos pra cá saiu também um jogo de miniaturas colecionáveis no estilo Star Wars Miniatures, com boosters packs e tudo mais. Não posso nem sonhar em comprar isso, senão vou à falência.

Um comentário:

Viula,Isaac Cerutt disse...

Ai cara pelo oque eu vi o jogo é maravilhoso eu queria saber se o que você tem é versão em portugues
porque eu gostaria de comprar um mas se for ingles nao vai ter graça