segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Factory Fun

Eu já havia lido várias resenhas elogiando esse game e o amigo Formiga também já havia falado muito bem a respeito dele. Bem, recentemente o Tola trouxe esse título para uma joga bem bacana que fizemos num meio de semana.

Cada jogador comanda um processo de produção em uma fábrica. Para isso, temos caldeiras, canos e tampas que formam um verdadeiro labirinto. O objetivo é utilizar ao máximo as quatro saídas de cada cor e gerenciar o espaço físico para que caiba tudo no limitado espaço de cada fábrica.

Cada player joga com um tabuleiro individual, mas há um elemento bem interessante: no início de cada rodada são abertos tiles na mesa para escolha e cada um tem que pensar bem rápido pois funciona na base do "primeiro que pegar, leva". Conforme as caldeiras vão gerando produtos, os jogadores vão conquistando dinheiro/pontos para alocar melhor a estrutura, em muitos momentos você gasta boa parte do que tem só para re-montar o design no seu mapa.

O jogo tem um design estrutural maravilhoso, dá trabalho só de imaginar como o autor montou um protótipo e finalizou isso. Já está na wishlist, apesar de ter se tornado um game bem raro. Imagens do BGG.

2 comentários:

Cacá disse...

Esse jogo é fantástico, era meu TOP 3 (até o Agricola passar a frente)... Mas ainda jogo muitas partidas dele (inclusive solo)... jogão...

Fabio disse...

Opa grande Vince,
É um jogão mesmo. Infelizmente não está mais sendo produzido mas as vezes da para encontrá-lo. O meu eu comprei alguns meses atrás. Mesmo já fora de catálogo apareceu uma unidade com a caixa amassada na gamesurplus. Se não falassem no anúncio que a caixa estava amassada eu não notaria. Iria comprar outro jogo mas antes, só por hábito, conferi o FF e tinha essa unidade. Hoje ele esta muito caro mas com paciência da para achá-lo com preços razoáveis.