segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Potion Explosion

Eu já escrevi aqui no blog que tenho cada vez menos saco/paciência para longos jogos de estratégia com milhares de componentes e regras. No entanto, fico cada vez mais curioso para descobrir novos jogos casuais, abstratos e family games. Essa semana joguei o Potion Explosion e me diverti horrores com a ideia, simplicidade e uso estratégico de componentes do game. Gostei tanto que acabei comprando a versão nacional da Galápagos para a coleção.



É um game de alquimistas/magos fazendo poções. Para criar as ditas cujas é preciso de componentes que são bolinhas de gude coloridas. Para conseguir as bolinhas você deve coletá-las de um aparato bem sofisticado que é um "dispenser" de papelão (muito bem arquitetado por sinal). Quando você tira uma bolinha e forma uma combinação de três cores iguais na sequência, combo! Se mais duas se juntarem, outro combo. Quanto mais bolinhas, mais poções montadas. Quanto mais poções, maiores as chances de usar poderes especiais e pontuar mais.



Os poderes das poções são legais e aumentam a dinâmica do game. O game é um excelente exemplo para ser usado em aula de game design ou análise de jogos. Tá tudo ali: o fator diversão, a temática bem construída junto com os componentes, a mecânica simples e a dinâmica entre os players.



Acho que esse aqui foi a última novidade jogada esse ano. Vou comprar para minha coleção com certeza. Pela simplicidade e genialidade entrou para a lista de favoritos.

#GoGamers

Nenhum comentário: