Mostrando postagens com marcador board game. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador board game. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

FOOD TRUCK EXPRESS: meu novo game autoral saiu pela GROW JOGOS!

E tem jogo novo do Vince na área! FOOD TRUCK EXPRESS é um jogo totalmente autoral meu que acabou de ser lançado pela GROW JOGOS. De cara, quem já quiser comprar, está vendendo neste link aqui da Amazon.

O game é para público infantil e tem como objetivo montar os melhores sanduíches na chapa do food truck. A mecânica central é de set colletion com alocação de tiles para montar os lanches. Os jogadores podem optar por uma estratégia de montar lanches pequenos de maneira rápida, ou fazer um mega sanduíche completo de maneira mais lenta. A pontuação vai dizer quem será o melhor chapeiro. Eu fiquei feliz demais com a caixa do game que veio em um formato diferenciado (você abre por trás, pelas portas do truck) e - de quebra - saiu meu nome na caixa. Olha só:









Para quem quiser dar uma sacada nas regras, a GROW já preparou um vídeo com regras. Confere aí:



Feliz demais com esse lançamento! Mais um para o portfólio. Meu décimo projeto com a GROW. Só reforçando: esse aqui é o link para comprar.

#GoGamers

sexta-feira, 21 de julho de 2023

TIERRA MEDIA: uma loja de boardgames em La Paz (Bolívia)

A vida acadêmica está me proporcionando viagens por vários lugares pitorescos do mundo. Esta semana estive em La Paz, na Bolívia. Altitude barra pesada, mas o espírito lúdico não descansa e fui ver se encontrava um reduto gamer por lá. Encontrei! Trata-se da Tierra Media, uma loja pequena, mas com um pouquinho de tudo que alguém precisa para ser feliz.

Tem Magic, Warhammer, tabuleiros old school e novidades. Meio difícil de localizar na movimentada Calle Almirante Grau #227, mas - ainda assim - um lugar legal de visitar e descobrir que o hobby de boardgame está em todos os lugares arrebatando seguidores. Acabei não comprando nada, pois estava buscando coisas abstratas bem específicas, mas - ainda assim - foi legal de conhecer o lugar depois de mandar um almoço brutal de carne de lhama.





E para deixar um registro legal dessa trip, segue uma foto no famigerado MERCADO DE LAS BRUJAS:



Que venham as próximas!

#GoGamers

domingo, 14 de maio de 2023

SPLENDOR DUEL

Em 2018, perto de completar 40 anos de idade, eu fiz uma lista com 40 filmes, 40 livros, 40 músicas, 40 jogos digitais, 40 jogos analógicos, 40 lugares e 40 HQs no site Update or Die. Nessa lista, entrou um game muito especial pra mim: Splendor, que joguei pela primeira vez em 2014 e comprei a expansão em 2018 na Eslováquia. Acho, tranquilamente, que é um dos tabuleiros que mais joguei. Gosto muito da mecânica rápida e das possibilidades estratégicas; o game tem uma curva de aprendizado boa e sempre é um daqueles games para mostrar para pessoas que não estão acostumadas a jogar muito. Então, sendo fã dessa marca, não podia deixar de adquirir o Splendor Duel; a versão PvP da série.



O Splendor original já rende boas partidas em dois jogadores, mas o Duel é feito pra isso. Ele tem alguns mecanismos interessantes como o “pergaminho real” que permite um player comprar uma joia bruta no início do turno e o tabuleiro no qual você precisa adquirir o material bruto comprando em linhas ou diagonais (esse ponto mudou completamente o jogo). Nessa versão, há três maneiras de vender: juntar 20 pontos, juntar 10 pontos de uma cor só ou juntar 10 ícones de coroas nas cartas.



Os componentes são muito legais e o Splendor Duel também entra na categoria "pequenas caixas com grandes diversões". É incrível como numa caixa tão pequena cabe set de fichas, deck de cartas, tabuleiro, miniaturas, manual e mini tabuleiro de pontos.





Apesar de ter sido lançado ano passado, foi só agora que chegou na minha ludoteca. Esse ano não consegui jogar muitas novidades, mas, sem dúvida alguma, esse já é um dos top 3. Valeu, Marc André e Bruno Cathala por mais essa obra prima que irá virar exemplo nas minhas aulas de game design! =)

#GoGamers

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Gnomopolis

Sempre bom prestigiar o tabuleiro nacional. Gnomopolis - dos autores Igor Knop e Patrick Matheus - estava na lista de “quero jogar” faz tempo. Consegui experimentar o game em uma visita na Bodogami em SP.



O game (com arte sensacional, diga-se de passagem) é um título rápido de gerenciamento de trabalhadores e escolha de cartas.



Há uma série de gnominhos que precisam ser transportados da cidade antiga para a cidade nova que está sendo construída. Cada cor indica uma profissão diferente e elas precisam ser combinadas para aquisição de recursos, conselheiros, dinheiro e mais pessoas.



O jogo tem componentes bem legais e eu gostaria de citar a canequinha que faz as vezes de saco de sorteio para montar seu “deck” de gnomos.

Rápido e brazuca.

#GoBrazilianGamers

PARIS - la cité de la lumière

Opa! Primeiro joguinho novo conferido esse ano. Tile game simples com alguns problemas visuais na sua arquitetura (e faz sentido essa expressão, pois o game é de construir cidade).



Em PARIS - la cité de la lumière - um game para dois players - é preciso montar as ruas de Paris com ladrilhos e - em seguida - construir prédios. Jo entanto, como o subtítulo do game diz, é necessário posicionar seus prédios para que eles capturem o máximo de luz dos postes.



Para ajudar nessa missão, há alguns terrenos com poderes especiais (que são locais emblemáticos de Paris). O game, em um primeiro momento, é daqueles difíceis de enxergar as possibilidades estratégicas, mas elas estão lá. Um ponto legal: você usa a caixa do jogo como base para montar a cidade.



O layout e o colorido das peças também não ajuda muito. Divertiu na medida. Foi bom para recordar esse game do metrô de Paris e uma trip sensacional que fiz pra lá em 2011/2012.

#GoGamers

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

RETROSPECTIVA 2022

Meio cedo para uma retrospectiva do ano? Talvez. No entanto, quero adiantar até isso para dar uma desligada boa de internet no final do ano.

Esse ano foi intenso. Muitos projetos lúdicos rolaram e alguns começaram a rolar para o ano que vem. No meio da doideira, como sempre, deu pra jogar algumas coisas legais e ir dividindo por aqui por meio dos posts.

Mas vamos fazer aquele review das coisas mais legais que rolaram em 2022!

2022 teve jogos novos para o portfolio!

Saiu o Stena para Android (e está chegando para Apple também) que foi lançado pela GoGamers. Olha o trailer do game:



Participei de dois projetos incríveis com a Grow: saiu o game Harry Potter - Enigma de Hogwarts (que tive a honra de fazer todo o game design) e saiu a edição comemorativa de 50 anos do War (que fiz as regras para se jogar em duplas/trios).

Além disso, estou com alguns projetos muito legais com a Copag, Fanatee e Cengage vindo ano que vem.

2022 teve jogos legais conferidos!

O ano foi corridíssimo e não deu pra jogar muita coisa nova, mas consegui fazer uma listinha com os destaques lúdicos desse período:
BarBEARian Battlegrounds
Wavelenght
Nokosu Dice
Cascadia

E segue o jogo! Ano que vem tem mais coisa vindo aí! Valeu pra todo mundo que acompanha o conteúdo aqui!

#GoGamers

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

CASCADIA

Cascadia chegou essa semana para minha coleção. Peguei a versão nacional da Grok Games e já está com seu lugar especial nas prateleiras da ludoteca. Cascadia faturou o Spiel des Jahres - categoria "jogo família" - ano passado. Apesar de não ter nada muito novo em termos mecânicos ou temáticos, conseguiu entregar uma experiência bem divertida com componentes bem arquitetados.



No papo que fiz junto com o Fábio Tola no Fork podcast, inclusive, falamos sobre esse fato: hoje, muitos jogos estão pegando temas/mecânicas e recriando as mesmas de maneiras mais intuitivas e criativas. Cascadia faz muito bem isso na categoria de tile placement. O jogo é ambientado no noroeste pacífico em algum lugar entre EUA e Canadá, na região de Cascadia. É um ambiente com vários biomas e muita fauna. Partindo desse ponto inicial, o game começa.



Cada jogador recebe um tile inicial com três hexágonos unidos. Na mesa, coloca-se quatro tiles de ecossistema e quatro fichas de animal. A cada rodada, você deve comprar um tile e um animal e alocar ambos na sua mesa. A pontuação é feita baseada em como cada animal deve ser configurado no seu tabuleiro hexagonal de tiles. Isso é um ponto legal do game: há alces, falcões, raposas, ursos, salmões e águias. Cada um possui quatro cartas com configurações de pontos diferentes. Ou seja, cada vez que você montar um set de cartas para uma partida, será uma experiência combinatória diferente.



Cascadia tem um modo solo bem legal e pode ser jogado em até 4 players. Os componentes são elegantes e bem minimalistas - assim como a belísisma arte do jogo que vem assinada por Beth Sobel. Valeu demais o investimento. Já joguei algumas partidas e todas fluíram bem em 45 minutos de jogo. Comprei minha cópia com a galera da Paladins.

Eu, que ando buscando games legais e rápidos, tenho certeza que será o jogo que mais vou jogar nesse segundo semestre. Fora que é um excelente material para aulas de game design.

#GoGamers

terça-feira, 7 de junho de 2022

Minha participação no site JOGANDO+

Respondi três perguntas em entrevista no site JOGANDO+: Por que jogar? Por que criar jogos? Um jogo especial para você e porquê?

Clique aqui para ler!



#GoGamers

terça-feira, 24 de maio de 2022

Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island

Eu sempre gosto de tentar enxergar os games que jogo pelo lado da produção e processo de game design. O Ignacy Trzewiczek, autor do "Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island" deve ter tido um trabalho monstruoso para criar essa parada. O game é sobre náufragos chegando em uma ilha cheia de perigos, tem modo solo ou pode ser jogado em até 4 players. Joguei o modo solo para este relato.



Bem, primeiramente, o jogo é bem detalhista. Tem cacetadas de decks de cartas, tokens, dados, cartas de cenário e por aí vai. É um game, essencialmente, de alocação de trabalhadores em uma série de capítulos que oferecem perigos/desafios únicos. Eu confesso que não curti muito, mas ando numa fase minimalista de jogos de tabuleiro. Joguei esse porque também me forço a jogar coisas que não jogaria normalmente. No final das contas, foi um bom exercício ter o manual de 30 páginas junto com um vídeo de 20 minutos. Foi bom para desempoeirar a cabeça de ler um monte de regras. =)



O game funciona em uma série de fases: 1) há um evento de perigo; 2) uma checagem de moral do time; 3) produção de recursos; 4) ações variadas (explorar a ilha, construir itens, caçar etc.); 4) ajustar o acampamento; 5) descansar; 6) passar a noite vivo. No modo solo dá pra usar a ajuda do Sexta-Feira e de um cachorro para facilitar, mas achei bem foda conseguir fazer a missão básica de título "Náufragos".





Lógico que um game desse tem uma curva de aprendizado grande, mas - confesso - me embananei muito e precisava ficar verificando o manual toda hora. No final, a gente acaba pegando o jeito e flui legal, mas vai um esforcinho. Me perdi um pouco também na quantidade de tokens; acredito que esse game é daqueles que você tem que aprender a manejar e deixar tudo separado em zip packs.



Enfim, sempre bom jogar coisas novas. Seja em galera ou solo. E por falar em game solo com esse temática, me deu saudade de jogar o clássico FRIDAY depois de experimentar esse Robinson Crusoe. =)

#GoGamers

terça-feira, 1 de março de 2022

Parfum

Opa! Que bela surpresa esse jogo! Mais legal ainda desfrutar do mesmo em companhia de mais três amigos engajados na pegada euro game! Parfum, como você pode imaginar, é um jogo sobre fazer perfumes. O cenário é a Paris das grandes galerias e isso é "climatizado" do início ao fim do jogo.



Cada player faz o papel de um fabricante de perfumes. Para cumprir a rotina do trabalho, deve acordar cedo e ir coletar os melhores ingredientes para fazer as melhores fragâncias. É preciso rolar dados e usar a água de maneira sábia para fazer os melhores produtos para os públicos mais exigentes. Aqui entra uma disputa clássica de euro game, na qual é preciso dividir poucos recursos para fazer os melhores combos e marcar mais pontos. Tem uma disposição clássica de euro games em relação aos ingredientes disponíveis, como você monta um perfume (de dois ou três "andares") e quem são as pessoas que querem comprar determinados tipos de aromas.



O design do game é bom do começo ao fim. As decisões vão ficando acirradas conforme o game se aproxima do final. Fazia tempo que não jogava um eurão com essa cara tão clássica e tão gostosa.



Excelente exemplo de como gameplay se funde com narrativa. Gostei muito e jogaria de novo tranquilamente.

#GoGamers

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Wavelenght

Opa! Joguinho novo que chegou para a minha ludoteca particular! Wavelenght é um party game excelente. De verdade, diversão garantida para jogadores hardcore e casuais. Um boardgame com mecânica de telepatia, criado pelos autores do fantástico The Mind (aliás, adoro games nessa pegada).



A mecânica elementar funciona assim: 1) joga-se em duas equipes; 2) uma pessoa da primeira equipe faz o papel de "psíquico"; 3) o psíquico sorteia uma carta e apresenta para a equipe (sempre serão coisas opostas); 4) o psíquico gira a roda (o artefato do jogo) e olha em segredo; 5) depois, o psíquico fecha a roda e dá uma dica para a equipe; 6) a equipe, então, deve direcionar o ponteiro para o mais próximo possível que acha que é a resposta.



O pacote do game, no qual você monta a traquitana na caixa, é bem legal e bonito. Fazia tempo que não empolgava com algo desse tipo.



A seguir, um vídeo que explica melhor toda a dinâmica da parada:



Mais um bom para a coleção!

#GoGamers

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Tiny Epic Zombies

Mais um jogo da série "Tiny Epic". Eu joguei o Tiny Epic Western, o Tiny epic galaxies e - agora - foi a vez do Tiny Epic Zombies. Bem, a proposta da série é legítima: jogos com caixas pequenas, mas cheias de regras e componentes.



Bem, é muita exceção para pouca regra esse game. É um Zombicide miniatura. O conjunto de componentes é muito legal: tabuleiro modular, meeples que você adiciona arminhas, motinho, carrinho, muuuuuuuuuitos tokens, cartas de personagens, cartas de equipamentos; é difícil acreditar que tanta coisa cabe dentro de uma caixa tão pequena. No entanto, eu achei que o jogo peca pelo excesso de regras e detalhes. No fundo ele é um game de rolar dados, mas tem sub-sub-sub regras que acabam transformando ele numa experiência um pouco cansativa de aprender.



"Vince, você está velho e chato". Acho que sim. Uma hora e meia para aprender um game desse é demais pra mim. Entendo que há um público gigantesco para esse tipo de produto. Eu mesmo já fui fã. Red November é um game que eu adoro e é mais ou menos nessa linha, mas acho que eu ando sem paciência para ler regras mesmo. Talvez se alguém tivesse lido e me explicasse, teria sido mais legal.





Um ponto que eu achei legal no game: as fichas de personagem com dois lados (lado humano e lado zumbi). Quando você morre, vira a ficha e os zumbis ganham um aliado com poderes especiais. Isso é realmente legal. Não foi um grande jogo experimentado, mas - como eu sempre falo aqui - é muito importante/legal jogar coisas novas! 

 #GoGamers

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Dica de livro: O MESTRE DE GO

Pra quem acompanha meus posts aqui, sabe que o GAME ANALYTICZ não fala somente de jogos analógicos; fala também de tudo que pode estar correlacionado com esse universo. Fazia tempo que eu não publicava uma dica de livro, então vamos nessa.

Recentemente li um livro muito legal chamado O MESTRE DE GO. A trama gira em torno de uma história real que aconteceu no Japão nos anos 1950 onde dois mestres do jogo Go se digladiaram (não há outro termo) em uma partida que durou meses. O romance tem um background histórico e dramático, mas - sobretudo - explica noções básicas de como o jogo funciona (inclusive com ilustrações).



Não é um manual que ensina a jogar, mas se você - como eu - curte Go, certamente vai gostar bastante da narrativa. Comprei o meu na AMAZON.

#GoGamers

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Decrypto

Fazia muito tempo que eu queria jogar DECRYPTO e, no dia de hoje, consegui experimentar esse jogo de dedução que achei bem divertido. Bom, vale frisar que eu adoro games na linha do CODENAMES e isso já é um belo incentivo para desse aqui.



DECRYPTO é jogado em equipes. Cada uma tem painel com um acetato vermelho no qual são colocadas algumas cartinhas que revelam palavras secretas. É preciso escrever uma palavra/termo/expressão equivalente (mas que não seja óbvio) para que o outro time comece a ir somando pistas para desvendar qual a ordem de números que está sendo decifrada. É bem simples, mas não tão fácil de contar em palavras, por isso, vou compartilhar esse vídeo super didático da Galápagos (sim! Já tem versão brazuca).



É um party game bem legal, rápido de jogar e que engata uma partida na outra com muita tranquilidade.



No entanto, a parte mais legal de ter jogado esse game num domingo de noite, foi reencontrar meus primos que - por conta da pandemia - eu não via há mais de um ano e meio. Mais uma vez, conseguimos manter a tradição de quando nos encontramos sempre jogar um game novo pra todos. Sucesso demais!



E que venham mais bons momentos lúdicos sempre!

#GoGamers

domingo, 24 de outubro de 2021

Yamataï

Acho que nunca joguei um game do Bruno Cathala que me decepcionou. Yamataï não foi exceção. No jogo os players estão colonizando as ilhas de Yamataï e vão navegando por rotas pré-determinadas alocando seus navios e construindo cidades. Que puta jogo legal. Nem muito leve e nem muito pesado; na medida com uma boa dose de aleatoriedade nos tiles de personagens, navios e territórios.



Cada jogador usa um mini board com cinco ações: comprar poderes da mesa, comprar/vender barcos, adquirir cultura das ilhas, instalar uma cidade e contratar um herói.



Tem um elemento interessante que é: você só pode colocar uma sequência de barcos se conseguir dar match com a mesma cor em uma ponta já disponível. Isso é importantíssimo porque só é possível construir as vilas se você conseguir estabelecer a mesma sequência de cores do tile.





Tem muitas estratégias de pontuação e boas reviravoltas. A arte é bem bonita também. Mais um Cathala de respeito!

#GoGamers

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Dream House

Opa! Eis que aparece um joguinho novo no meio do caminho para conhecermos! O game da semana foi DREAM HOUSE; lançado aqui no Brasil pela Galápagos, é um jogo de construção de casa no qual os players disputam as melhores combinações de cartas para preencherem seus tabuleiros com cômodos, decorações e itens.



Existe um tabuleiro no qual há pares de cartas com cômodos (quartos, salas, banheiros, garagem etc.), profissionais (empreiteiro, arquiteta etc.), itens (furadeira, misturador de cimento etc.) e adereços (casa de pássaros, cama, quadros etc.). A cada rodada os jogadores compram uma ou duas cartas e vão preenchendo o tabuleiro individual. É preciso prestar atenção pois há a lógica de colocar um cômodo em cima de um pré-existente.



O game é bem simples, mas tem uns componentes legais para jogar casualmente. Um deles é o "poder" de starting player de descartar uma coluna de itens do tabuleiro coletivo (uma maneira de prejudicar os oponentes). O game é bem cuidado na arte e tem uma pontuação bacana de fazer pontos cumulativos com cômodos iguais adjacentes.



Gostei bastante. A arte da caixa parece ser focada para público infantil, mas diverte o público casual adulto também. Sempre bom conhecer game novo!

#GoGamers

sábado, 5 de junho de 2021

BODOGAMI: mais uma boa luderia para desfrutar em São Paulo

OPA! Alguma alma corajosa resolveu abrir um bar de jogos de tabuleiro no meio da pandemia. BODOGAMI Tem um cardápio maravilhoso e fica no bairro da Liberdade em São Paulo. É um lugar incrivelmente bem montado em termos arquitetônicos e com uma seleção de jogos de tabuleiro bem sortida e legal. O ambiente é bem moderno com tablets para fazer pedidos nas mesas e com monitores bem legais para indicar o menu lúdico.

Para quem quiser passar por lá, segue o endereço: Av. da Liberdade, 456 - Liberdade, São Paulo - SP. Para quem quiser dar uma olhada prévia, clica aqui para ir para o site.

Conferi neste final de semana e achei sensacional. O café "sorte ou revés" é incrível de bom (fazia tempo que não tomava um espresso tão gostoso). Atendimento nota 1000 e ambiente extremamente agradável. Um lugar bem interessante para conhecer durante esses tempos que estamos vivendo (todo mundo de máscara, poucas mesas, distanciamento respeitado e toda a casa higienizada a cada minuto). Seguem algumas fotos do lugar:

Joguei dois games não conhecia e revisitei o clássico Patchwork na minha incursão. 

#GoGamers