domingo, 18 de março de 2018

Cytosis: A Cell Biology Board Game

Fazia tempo que não jogava um boardgame de tema inusitado. Cytosis veio para suprir essa “necessidade”. O game é sobre “estrutura celular”. Isso mesmo, o tabuleiro representa uma célula e as diferentes funções que o ocorrem lá dentro por meio da mitocôndria, da queima de ATPs, transporte de lipídios, excreções da membrana plasmática etc. Eu tive uma volta ao passado nas aulas de biologia dos professores Cleto, Guiducci e Joubert do Anglo de Catanduva. :-)



A mecânica de worker placement funciona muito bem e é bastante dinâmica. As decisões de quais mecanismos da célula iremos ativar devem ser bem planejados. Há eventos do corpo humano que afetam todos os players (consumo de bebida alcoólica entre eles).



Você pode ganhar porque colecionou mais enzimas, porque transportou mais nutrientes, porque gerou mais energia. É bem contextualizado no sentido mecânica + gameplay (a escolha de worker placement é perfeita para a narrativa).



A arte parece saída de um livro de biologia e é mais um bom exemplo que pode ser usado em sala de aula (apesar da sutil complexidade). Gostei muito e quero jogar de novo.

 #GoGamers


Um comentário:

José Henrique disse...

onde consigo comprar?
Dar de presente pra minha mulher biomedica viciada em onboard