domingo, 18 de novembro de 2018

Bärenpark

Opa! Esse aqui quem trouxe para as terras brasileiras foi o amigo Parma da Ludofy games. Eu tinha solicitado faz tempo esse título para a ludoteca da ESPM, mas foi só a semana passada que consegui jogá-lo e usá-lo em sala de aula como exemplo de tile placement. Bärenpark é um jogo sobre a construção de um parque de ursos; cada player possui um grande tile inicial e deve comprar tiles menores para ir fechando espaços de atrações no grid.



Tem um mecanismo interessante: cada tile grande possui ícones de escavadeira, homens trabalhando, caminhões etc. Cada vez que você cobre estas imagens com tiles de atração você consegue comprar mais tiles para sua reserva ou, até mesmo, pode expandir seu terreno comprando um outro mega tile. Como em outros jogos que usam tile placement, Bärenpark tem regras legais para posicionamento de peças; para montar o “tetris” do seu parque é preciso respeitar regras de não separar os tiles, não girar o número de pontuação e não deixar tiles para fora do grid.



A arte lembra os gostosos euro games clássicos de tiles e o resultado final fica bem interessante. Uma “assemblage” com nuances de Carcassonne. =)



A pontuação é bem interessante também. Basicamente é preciso ser rápido para comprar os tiles mais valiosos (que estarão no topo da pilha do parque) e completar os mega tiles inteiros para conquistar as estátuas de urso que garantem uma bela vantagem.



É fácil de aprender, rápido de jogar e com manual fácil de ler. Ou seja, um excelente exemplo para usar nas aulas de games (na foto acima meus alunos estão experimentando o game). Recomendo e mando parabéns para o Parma pela bela escolha de título.

#GoGamers

Nenhum comentário: