segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Safra Ideal

Esse aqui precisa ser jogado tomando um bom exemplar do mundo da enologia. Safra Ideal é um game no qual os players precisam montar uma adega e atender aos gostos de seus clientes da melhor maneira possível. É um bom jogo de entrada para você apresentar para uma galera que não está acostumada a jogar boardgame. Ele tem umas camadinhas estratégicas interessantes e um visual bem bacana.



O game tem modo solo, mas permite até oito jogadores. Joguei uma partida com quatro players. Nesse número de jogadores, cada um recebe 8 cartas e teremos 8 rodadas. Na mesa, começam 4 cartas e é preciso fazer um leilão. As cartas na mão vão de 1 até 36 e quem joga a mais alta escolhe primeiro e depois até quem jogou a menor.



As cartas usadas no leilão viram as cartas de vinho qie serão leiloadas na sequência. A pontuação é divertida: suas garrafas de vinho possuem 8 números de 1 até 8 com configurações diferentes. Você pode armazenar suas garrafas em uma fila adicionando novas em cima ou embaixo. A primeira carta da fila pontua o primeiro valor, a segunda o segundo valor e assim vai.



Os clientes pontuam por preferência de dois tipos de vinho e por países de origem.

Divertiu bem. 🍷

#GoGamers

Noite Zumbi

Mais um game da linha de jogos em caixa de palito de dente da Jelly Monster. Já falei aqui do Feng Shui Dungeon e na semana passada joguei Noite Zumbi.



É um card game de vaza colaborativa. Os jogadores precisam sobreviver o máximo de noites possíveis para scorar da melhor maneira no game. Ao final de cada noite (quando saem 4 cartas de lua ou quando acabam as cartas da mão) cada jogador precisa ter, pelo menos, uma água e uma comida, assim como ter armas para matar os zumbis em sua área de jogo.



A comunicação é limitada e só é possível dizer o que cada um precisa. É proibido, por exemplo, dizer qual cor de carta para a vaza um player deve jogar.

Vou falar que gostei desse aqui por ser uma vazinha coop. Também gosto do milagre de fazer tudo caber nessas micro caixas.

#GoGamers

sábado, 22 de novembro de 2025

18 ANOS DE GAME ANALYTICZ!

E olha só: o GAME ANALYTICZ virou maior de idade hoje no dia 22/11/2025. Há 18 anos atrás eu decidi que ia começar a fazer um registro de tudo o que eu jogava e que já tinha jogado. O resultado é este aqui. Obrigado pra todo mundo que acompanha o conteúdo das minhas jogatinas, minha carreira de game designer e o conteúdo acadêmico que posto por aqui. 


#GoGamers

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Feng Shui Dungeon

Poxa, eu nunca tinha jogado essas caixinhas da Jelly Monster. Achei o formato muito legal. É realmente muito prático de transportar e o primeiro que eu experimentei é simples e divertido: Feng Shui Dungeon.



É um game sobre monstros deixando o calabouço “harmônico” para as incursões de aventureiros. Cada jogador (vai de 2 a 4) seleciona tiles com três cores e/ou missões e deve posicionar na sua área de jogo. Dentro da micr caixa estão 50 tiles/cartas e manual.



O objetivo é ir formando os padrões de Tetris para pontuar e maximizar esse efeito tentando fazer os padrões da mesma cor solicitada e com as áreas de cafézinho de bônus.

É bem simples, mas para um dominó de dungeon vale os R$ 29,90 que custa. Fora que a arte é bem divertida.

Curti!

#GoGamers

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Solstis

E vamos de mais um pocket da Paper Games aqui no Game Analyticz. Pelas minhas contas, eu acho que só faltam uns seis jogos ter completado o catálogo deles. Solstis foi a aquisição da semana passada. Jogo para dois players assinado pelo senhor Bruno Cathala.



Tem um pouquinho de Hanafuda no game porque você precisa montar um panorama dando match em linhas e colunas.



Os jogadores, a cada rodada, jogam uma carta da mão e precisam “combar” com mais uma carta aberta da mesa com número igual ou linha igual. Ao jogar cartas, você vai montando um panorama onde é preciso criar o maior número de cartas conectadas (que serão as que vão pontuar). Quando nada dá certo, há arco-íris coringa pra ajudar a preencher lacunas.



Quando quatro cartas se juntam ortogonalmente, um espírito da natureza com poderzinho é anexado no panorama. Há poderes instantâneos e para o final do game.

É bacaninha, mas os poderes eu achei meio desequilibrados. Sobretudo o de jogar duas vezes. Tem arte bonita e é sempre legal jogar games de dois players, mas no geral, esse aqui foi nota 6.

#GoGamers