quinta-feira, 9 de abril de 2009

Galactic Emperor

Jogaço que o grande amigo Formiga apresentou em uma joga recente. O game lembra um pouco o Puerto Rico na parte de escolha de ações, mas tem o elemento de atacar oponentes, que dá o tom de guerra espacial ao game.

Joga-se de 3 a 5 3 a 6 players (valeu pela correção Alberto Melo). A cada rodada os jogadores escolhem ações - como explorar, movimentar, pesquisar, comprar/vender recursos, produzir alimento, etc. - quem escolhe a ação tem um bônus na realização dela que os outros jogadores não tem (igual no PR). Conforme o jogo vai avançando, civilizações espaciais vão sendo formadas. Quando os impérios estão com muitas naves e precisando de novos planetas/recursos a guerra começa.

A parte de combate é bem estratégica pois depende de uma sequência de ataque obrigatória, que privilegia as naves mais fortes primeiro. Logo, quando alguém vai atacar outro jogador deve pensar bem se seu exército está preparado para o "fight".

Galactic Emperor vem com uma cacetada de navinhas bem legais, porém o layout das cartas e do tabuleiro deixa a desejar; muitas vezes acaba ficando difícil de visualizar algumas opções por conta do layout precário. Mas, apesar desses probleminhas é um jogo senscional, muito disputado e bem emocionante.

Ah, e um fato curioso: o designer do jogo chama Adam West, o cara é um homônimo do ator que fazia o Batman do seriado antigão da TV.

Imagens do BGG. E bom feriado!

Um comentário:

Alberto Melo disse...

pequena correção : jogam até 6 jogadores. porém acho q é altamente desaconselhavel jogar com 6 , fica tudo muito truncado
abs
Beto