quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Duellum

Duellum é um boardgame 100% argentino que a irmã do Maurones trouxe de uma recente visita que fez nas terras porteñas. É novidade por lá e é fabricado pro uma empresa chamada Top Toys, aliás deve ser bem novo mesmo porque nem no site da empresa tem imagens do jogo; na verdade tem só no Mercado Livre uma imagem da caixa.

Duellum é um game de temática medieval, onde cada player comanda um mago, uma hipnotizadora (esse é novidade), um guerreiro e um elfo. O objetivo é pegar as 4 jóias que ficam no tabuleiro ou matar o time do oponente. Usa-se uma roda de números como dado do jogo, que por sinal é a mesma do GAME OF LIFE da Hasbro.

As regras são confusas e o “manual” vem impresso na parte de trás da caixa. Pesquisando em um fórum achei uma opinião de um argentino que resumiu bem o jogo, faço dele as minhas palavras:

Duellum es prácticamente INJUGABLE. Es de lo más curioso. Dejando de lado la redacción horrenda y las faltas de ortografía, la cantidad de huecos que presenta el patético "reglamento" (¡impreso en la parte de atrás de la caja!) es infernal y efectivamente obliga a crear reglas para situaciones sobre la marcha (¿Se pueden robar los cristales del oponente? En caso afirmativo, ¿cómo? ¿Y si un equipo captura uno de los 3 cristales que el otro tenía que capturar, ya anula todo el objetivo? ¿Qué quieren decir los crípticos +3/-11 que aparecen en las distancias? Si son rangos mínimos y máximos, por qué el elfo muestra +3/-5 pero una línea del "reglamento" menciona un rango de entre 5 y 8? ¿Por qué el guerrero recibe un bonus de +1 en el ataque con espadas si de todas formas es la única arma que puede usar? ¿Por qué falta la R en la tarjeta de personaje de la Hipnotizadora? ¿Cómo se entiende el efecto del hechizo Locura, con una redacción que se las arregla para ser ininteligible en apenas cuatro líneas? ¿Cómo se entienden tantos errores en apenas 4 tarjetas de personaje? Y así podemos seguir varios párrafos...)

Pois é, valeu a iniciativa, mas parece que a galera não assimilou bem.

3 comentários:

Fuzaro disse...

uhauhauhauhaua
mais uma tentativa fracassada de tentar abraçar os grupos rpgísticos e wargamísticos em jogos de tabuleiro...
mas valeu a dica !!

Wicttor Picanço disse...

Olá Vince,

Eu achei o jogo no site deles, mas o link para abrir em tamanho maior não funciona toptoys.com.ar/catalogos.html

Essa semana comprei com minha noiva o Perfil4 da Grow, e cada vez mais me decepciono com a empresa, dssa vez encontrei vários pares de cartas repetidas. Parece que 390 cartas não querem mais dizer 390 cartas diferentes... Depois o povo reclama quando se diz que os jogos "nacionais" não valem o preço.

Estou para adquirir o Twilight Imperium 3rd Edition, o que acha? boa compra?

VINCE VADER disse...

OPA! Twilight Imperium 3rd Edition é um excelente jogo! E quanto aos jogos nacionais... só podemos lamentar.