segunda-feira, 5 de julho de 2010

OPERA

Em OPERA os jogadores fazem o papel de produtores culturais no ano de 1607; uma época em que despontam as grandes casas de espetáculo por toda a Europa, principalmente Veneza, Viena, Berlin, Londres, Paris and Milão. O objetivo do jogo é muito simples: montar as maiores casas de espetáculo e preenche-las com o maior número de operas consagradas.

Os jogadores possuem como opções de contratação para as operas alguns nomes famosos da época: Händel, Monteverdi, Mozart, Beethoven, Wagner e Verdi. A mecânica lembra um pouco o Puerto Rico com escolha de papéis que o primeiro jogador usufrui o benefício e os demais pegam vantagens menores.

Além disso, há uma mecânica bem interessante de "budget" (orçamento), onde no início de cada rodada, coloca-se dinheiro em uma prancha orçamentária para se fazer as ações no decorrer do turno. O mapa do game é bem versátil e exibe as cidades com as casas de espetáculos por onde podemos passear com o crítico, o maestro e o especialista, influenciando diretamente no resultado final de cada espetáculo.

Joga-se de 2 a 4 players e é um jogo denso. Cada partida dura uma média de uma hora e meia e o game é um dos mais bonitos que já joguei até hoje. Genial este título, conferido graças ao amigo Macri.

Nenhum comentário: