ALGUNS APONTAMENTOS
“One of the most difficult tasks people can perform, however much others may despise it, is the invention of good games” - C.G. Jung
“Fazer o design de um jogo é construir um set de regras” – Eric Zimmerman
“Testar, analisar e refinar... e repetir” – mantra de produção de games
• Etapas de desenvolvimento de um jogo: uma primeira visão
Passo 1 – Brainstorm. Geração de idéias >> Formalizar idéias >> Testar idéias >> Analisar resultados
Passo 2 – Protótipo físico. Usando papel, caneta e outros materiais baratos tente enxergar o gameplay do jogo.
Passo 3 – Apresentação (opcional). Uma visão com storyboards e rascunhos mais completos do jogo.
Passo 4 – Protótipo digital (no caso de games eletrônicos). Uma vez que temos o rascunho no papel, podemos fazer o rascunho digital e os primeiros testes de engine e software.
Passo 5 – Documentação de Design. Anotações sobre história, público-alvo, objetivos, plataformas, etc.
Passo 6 – Produção. Finalização da peça.
Passo 7 – Certificação de qualidade. Testes finais e correções.
• Pensando a estrutura dos games
Quais as similaridades entre Quake e Truco? Ambos possuem jogadores, objetivos, procedimentos lúdicos (no Quake atirar e no truco comprar cartas), regras, recursos (no caso do Quake são as armas e do Truco são as cartas), conflito, limites e elementos formais.
• Um breve exercício
Crie um jogo da velha para 3 pessoas. Mude/adicione os elementos que achar necessário.
Um comentário:
Grande Vince...
é muito generoso da sua parte trazer essa luz do conhecimento à nós, leitores anônimos do seu blog e amigos.
Legal mesmo, cara!
Showzão poder conhecer essas regras e procedimentos de criação...
Estou anotando tudo pra poder -quem sabe?- lançar um bom game, um dia.
Grande abraço e muito obrigado!
Excelente!
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