quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Stratopolis

Que jogaço! Stratopolis já virou um top 3 da minha coleção de abstratos. Ele é um jogo novo (2012) da série de caixas hexagonais da Gigamic.



Stratopolis é daqueles jogos que dá inveja do autor. O manual tem meia página (vem em 21 idiomas) e o jogo rende que é uma beleza; o mote é batido, mas é daqueles que é fácil de aprender e difícil de dominar no longo prazo.

Joga-se em 2 players (um é a cor vermelha e outro a cor verde) e cada um possui um set de peças em "L" para montar o grid na mesa. As peças dos jogadores possuem as cores do oponente em menor quantidade. Há uma peça inicial e só há duas regras de colocação: 1) você pode colocar uma peça encostando em outra desde que as cores não sejam iguais; 2) você pode sobrepor peças da mesma cor ou com a cor neutra (preta).

A ideia é fazer a maior área com a sua cor. No final você pega a maior área que conseguiu formar e multiplica pela altura de peças que se sobrepuseram. Nota 1000 para Stratopolis, cujas partidas não passam de 15 minutos e dá vontade de jogar uma atrás da outra.

Eu sempre fui muito fã do YINSH do GIPF Project, mas esse está pau a pau na minha lista. Comprei na loja Giochi dei Grandi em Milano.

Top game. Imagem do BGG. 

Nenhum comentário: