quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Res Publica

Mais um jogo do mestre Knizia adquirido para a ludoteca. Esse aqui é bem das antigas (foi lançado em 1991) e tem cara dos primórdios dos modernos euro games na sua dinâmica.

Res Publica ("coisa do povo" em latim) é um game de set collection e trading onde os jogadores devem evoluir ao máximo, em termos de tecnologia e poder, cinco povos da antiguidade. A cada rodada os players devem negociar/trocar cartas entre si para fechar coleções de 5 cartas iguais e marcar pontos.



No início, os players devem fazer conjuntos de cinco cartas de povo iguais. Ao baixar na mesa ganham um vilarejo de 3 pontos. O vilarejo começa a permitir que cartas de civilização sejam compradas de um segundo deck. Com as cartas do segundo tipo é possível construir ambientes mais avançados e ganhar mais pontos.



O ponto mais divertido do game é a parte de negociação que gera uma aleatoriedade legal com grupos diferentes. O resto é baixar carta na mesa.

O Knizia é um cara bem versátil. Esse aqui não é dos top 10 dele, mas é bem cuidado e é excelente para jogar entre games mais pesados.

Imagens do BGG.

Nenhum comentário: