terça-feira, 5 de março de 2013

Star Wars Card Game (2012 edition)

Star Wars, definitivamente, é uma série com desdobramentos infinitos. Isso, claro, se reflete em todos os jogos e derivados lúdicos da ficção seriada. Eu até fiz meu mestrado sobre o assunto (faça o download aqui) e cada vez mais minha certeza só aumenta em relação ao posicionamento transmidiático adotado. Aqui no blog já falei sobre alguns card games da franquia aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Pois bem, semana passada chegou aqui em casa o novo integrante da coleção: a versão 2012 da Fantasy Flight assinada pelo autor Eric Lang.



No geral o game é ok, mas fãs da série vão gostar da pesquisa de conteúdo que rolou para execução da obra. Joga-se em dois player (light side x dark side) e o starter set possui os seguintes decks: sith, império, rebeldes e jedi. Ainda acompanha packs de cartas genéricas, smugglers, bounty hunters e spies. O game é baseado em construção de decks (podemos esperar zilhões de expansões) e tem um diferencial bacana: você monta o seu baralho baseado em pacotes de objetivos; cada carta de objetivo é acompanhada de 6 outras cartas de personagens, eventos, etc. e - na média - você monta seu deck com 7 objetivos o que resulta em 48 cartas. O fato do objetivo estar vinculado a cartas específicas evita que as partidas fiquem muito desequilibradas.



Starter set é starter set, mas mesmo assim eu fiquei com a impressão de que precisa comprar mais coisas para as partidas ficarem bem balanceadas. Joguei duas partidas com os decks básicos e rolou um pouco aquela sensação de um dos players jogar sozinho várias vezes. Talvez mereça uma atenção maior na parte de construção de decks misturando mais as facções, mas isso só jogando mais mesmo.



Tive o enorme prazer de conhecer o autor do game, o Eric Lang, ano passado lá na Ludus Luderia num encontro de game designers. O cara é muito versátil, gente boa demais e tem uma porrada de coisas bacanas no portfolio. A imagem abaixo é da galera confraternizando com o autor que estava de passagem pelo Brasil


Euroliga 25-07-2012 com Vince, Jacober, Eric Lang, Bissoli e Macri (fonte: Redomanet)

A arte é bem legal e já está aproveitando ilustrações do X-WING Miniature Game. Uma coisa que eu senti é que as regras poderiam ser um pouco mais enxutas o que simplificaria o manual de 30 páginas.

Eu preciso jogar mais uma meia dúzia de partidas, mas por enquanto está levando 7,5 esse aqui.

3 comentários:

Thiago disse...

Ótimo post, adquiri o jogo mas mesmo lendo o rulebook não entendi muito bem como funciona, seria pedir demais um post com dicas rápidas de como iniciar no jogo? pelo menos o básico, é que ainda nenhum grupo traduziu as regras e nem criou uma análise. Obrigado e parabéns

VINCE VADER disse...

Fala, Thiago. Tem esse vídeo aqui que rola uma boa explicação http://www.youtube.com/watch?v=4L2z9AK6WWA

Abração!

VINCE VADER disse...

E o vídeo oficial com as instruções, Thiago:
http://www.youtube.com/watch?v=c9dWPwoUQ-Y