terça-feira, 15 de outubro de 2013

Saint Malo

Jogo divertido e com componentes inusitados da dupla criadora do excelente Village. Adquiri este na viagem recente que fiz para o congresso de games em Vienna. Os componentes inusitados do game são canetinhas que os players usam para desenhar em cima de um tabuleiro "apagável". Saint Malo é um dice rolling game onde os players devem construir suas cidades planejando os pontos mais altos e se armando para ataques de piratas.



O jogo possui um componente de sorte muito alto (é um dice rolling, afinal de contas), mas é bem divertido gerenciar sua área desenhando os prédios, personagens e muralhas com as canetinhas de tinta removível. Como todo bom eurogame, esse é daqueles que permite pontuar de muitas maneiras diferentes. Em seu turno um jogador rola cinco dados até três vezes e escolhe construir muralhas, convocar pessoas, trazer caixas de mantimentos, erguer igrejas ou encomendar madeira. Os personagens ativam poderes que geram dinheiro, pontos e benefícios.



A interatividade entre os players é pequena, mas há uma sutileza genial: é possível acelerar ataques de piratas com roladas de dados para prejudicar a pontuação dos adversários. Achei muito simpático este título e deu uma inspirada bacana para criação de games que se resolvem desenhando no tabuleiro. Saint Malo economiza muitos componentes ao trazer sua mecânica baseada em desenho e certamente sinaliza um tipo de jogo que veremos mais e mais no mercado futuramente.

Mais um bom para a ludoteca. Leve, casual e rápido para 2 a 5 players. Imagens do BGG. =)

Nenhum comentário: