segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Rummikub

Não sei por qual razão nunca fiz uma resenha desse clássico aqui no Game Analyticz. Rummikub é um jogo de buraco com pecinhas numeradas.



Cada jogador sai com uma mão de peças e é preciso bater todas primeiro para ganhar. A lógica é de montar sequências que podem ser desmontadas desde que sejam, no mínimo, trincas.

Olha um videozinho explicando a parada.



Até o Top Letras ganhou resenha aqui, mas o Rummy tinha passado batido. De férias num hotel acabei jogando e lembrei de colocar aqui.

#GoGamers

domingo, 21 de janeiro de 2018

Sagrada

Eu li muita gente metendo o pau nesse game, mas achei ele bem legal. Isso é um lembrete pra dar aquele sonoro (insira palavrão aqui) para os haterzinhos. Sagrada é um game abstrato em essência, mas tem um skin temático legal de montar o vitral de uma catedral.



A cada rodada é feita uma rolada coletiva de dados que devem ser posicionados em um mini tabuleiro que corresponde ao seu vitral. Tem um detalhe de layout bacana que o background com desafios do seu vitral é reposicionável.

É preciso prestar atenção porque cor de dado igual não pode estar ortogonalmente adjacente assim como números iguais. No entanto, há poderes especiais que alteram isso.



É leve, bonito e com uma mistura bacana entre tema, componentes e gameplay. Mais um bom exemplo pra sala de aula. O segundo game jogado em 2018. :-)

#GoGamers

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Unearth

2018 começou com uma mini jogatina com bons games. Vou assumir isso como um presságio de um bom ANNO LUDENS!

Unearth tem o visual nitidamente inspirado no clássico MONUMENT VALLEY para plataforma mobile, mas não é um puzzle game. É um set collection com dice rolling.



Basicamente você tem um D4, um D8 e quatro D6 que são minions. Cada jogador, na sua vez, tem que escolher um minion, rolar e alocar em uma carta da mesa.

Ao fazer isso é possível colecionar cartas para fazer combos ou conquistar tiles hexagonais para construir prédios especiais. Tem uma dinâmica gostosa e dura meia horinha.


Imagem retirada do site Board Game Quest.

É o tipo de jogo que eu procuro hoje em dia: rápido, bonito e com replay nível médio. Se der pra usar como exemplo em aula de game design, melhor ainda.

Vamos que vamos. Que 2018 seja um ano de excelentes referências!

#GoGamers

domingo, 7 de janeiro de 2018

Sobre o livro GAME CULTURA

Em 2016 lancei, junto ao meu amigo Felipe Correa Mello o livro GAME CULTURA. Para divulgar a publicação, a editora Cengage fez esse vídeo bem legal comigo. Assiste aí pra conhecer! =)


#GoGamers