segunda-feira, 17 de maio de 2010

CUBA

Mais um jogaço. Aliás, recentemente só tenho jogado coisa boa. Esse aqui estava na fila fazia tempo, pois há uns dois anos que sempre que alguém aparece com um Cuba acaba não dando certo de fazer uma partida. Dessa vez rolou graças ao amigo Paulo.

Este é um jogo com várias mecânicas no seu gameplay. Em um tabuleiro que representa Cuba, os jogadores devem escolher, a cada rodada, 4 de 5 papéis disponíveis; o trabalhador, a comerciante, o capataz, o engenheiro e o prefeito. Cada um deles permite uma ação específica em um mini tabuleiro que são: recolher produtos, vender produtos, ativar poderes de prédios, construir prédios e exportar produtos em um navio (charutos, rum, tabaco, laranja e cana).

Depois da fase em que as ações são realizadas é feita uma rodada em que leis são aprovadas pelo governo. Aqui, os players devem comprar votos para tentar trazer para a mesa as leis que mais lhe interessam. A mecânica daqui é de um leilão com lance único.

O jogo é uma mistura de Puerto Rico com Pillars of the Earth e bem emocionante do início ao fim. Possui uma arte bem requintada e componentes muito caprichados, mais um título que entrou na wishlist. Imagens do BGG.

Atualizando: em janeiro de 2018 tive a oportunidade de visitar Havana; foi legal recordar elementos do game no cenário "live-action". Seguem algumas fotos.







#GoGamers

Um comentário:

Ubiratã de Oliveira disse...

Vince...menos Vince menos...joguinho...tá bom joguinho...hehehe
Uma prova que gosto é gosto...o que seria do vermelho se todos gostassem do azul...
Braços