quarta-feira, 5 de maio de 2010

IL Principe

Il Principe é um boardgame onde os players são representantes de importantes famílias italianas lutando para conquistar influência dos diferentes regiões/cidades do país. Não gostei muito do game no geral.

Primeiramente ele tem um design que prejudica a visualização, pois usa marcadores minúsculos muito parecidos que se confundem no tabuleiro. As cartas são bem bonitas, mas esse fato se perde na hora que se está colocando os elementos no board.

O game usa duas mecânicas: leilão (para conseguir territórios) e controle de área (para conseguir influência); achei que os dois ficaram sub-utilizados no contexto geral do título. O leilão não é emocionante, pois o dinheiro é escasso; consequentemente a disputa por área acaba sendo pequena também.

Nota 6 para esse aqui que prometia bastante, pois é um título do mesmo autor do excelente Assyria.

2 comentários:

opiumseed disse...

Acabei de pegar esse título na Math Trade. Na primeira leitura que fiz do manual fiquei com a impressão de que tem pouco dinheiro na mão dos personagens para, de fato, aquecer um leilão. Logo no fim do manual ele sugere uma versão onde os jogadores ficam com mais dinheiro para mudar o esquema de escassez do jogo.

De alguma forma, fiquei com a impressão de que é de propósito a escassez, uma vez que o próprio autor abre a possibilidade de mais dinheiro. Acho que a idéia geral é que os leilões sejam pouco disputados e as pessoas tenham que ser bem atentas às suas estratégias de compra de cartas de construção. Quero ver o jogo rodando, tenho fé de que vai agradar meu grupo mais do que parece.

VINCE VADER disse...

Opiumseed, depois que você jogar me passe um review do que você achou, por favor. Gosto de ler análises de outras pessoas sobre os games que não curti muito.

VAleu pelo comentário!