segunda-feira, 3 de maio de 2010

MACAO

Os leitores já sabem que quando o título do post vem escrito em caixa alta é porque o jogo é muito, mas muito bom. Macao superou minhas expectativas em todos os requisitos e, sem dúvida nenhuma, entrou na lista dos top 10 games que eu já joguei.

A temática não é nenhum pouco inovadora. Afinal, grandes navegações já é um tema recorrente em alguns outros clássicos como Vasco da Gama e Endeavor. A inovação do game veio mesmo na sua mecânica.

Basicamente o jogo tem um controle de área para que os players comprem mercadorias na cidade de Macao, na costa sul da China, e vendam em portos da Europa. O grande diferencial é que todo mundo possui uma rosa dos ventos que no final de cada rodada vai sendo abastecida com cubos de ação.

Isso é bem interessante, pois cada um tem estoques de ação para usar no futuro que devem ser planejados com muito cuidado. Os cubos de ação são rolados em dados coloridos e representam a quantidade que cada um pode escolher em dois tipos de cores.

Há um outro charme do game que são as possibilidades de combinar cartas de prédios, pessoas e escritórios que formam combos diferenciados a cada partida. O design é maravilhoso e este, sem dúvida, é (mais) um que eu vou querer comprar.

Imagens do BGG. Gracias ao amigo Macri que apresentou esta beleza.

Nenhum comentário: