quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mystery Express

Um belo jogo que possui como cerne a mecânica de dedução de pistas. Em Mystery Express os players assumem papéis de detetives tentando resolver um crime que aconteceu dentro de um trem que ia de Paris até Istambul. O objetivo do game é acertar quem cometeu um assassinato no trem, usando que arma, qual foi o modus operandi, em que vagão ocorrreu e a hora da morte. De fato, ele é uma versão extrema e sofisticada do Clue.

Entre o ponto de partida e o de chegada, os jogadores passam por Strasbourg, Munich, Vienna e Budapest. No intervalo de cada cidade é possível explorar o "poder" de cada um dos vagões para ver cartas da mesa e de outros jogadores para assim juntar dados do que não está envolvido no crime.

Há um vagão que todos mostram cartas abertas, outro que cartas são passadas para os jogadores adjacentes e há um bilheteiro que dá pistas sobre outros passageiros. Numa primeira jogada você fica beeeeeem perdido, mas é a questão da velha curva de aprendizado.

Ganha a partida aquele que acerta mais dados sobre o crime e como critério de desempate há um telegrama secreto que você pode enviar no meio do jogo contendo deduções antecipadas.

Gostei, mas com certeza não é um título que agrada muita gente. Eu sou fã de Mystery of the abbey e The name of the rose. E um último detalhe: pack de componentes portentoso e belíssimo.

Imagens do BGG.

4 comentários:

Games Liberal disse...

Parceria? Me avise!

Games Liberal disse...

http://www.gamesliberal.blogspot.com/

Rita disse...

Olá
Visitei o seu blog e achei-o muito interessante. Gostaria de entrar em contacto consigo. O meu email é ritamourabrito@gmail.com
Seria óptimo se me pudesse enviar um email.
Obrigada!
Atenciosamente, Rita

Big disse...

Só sei que EU ganhei! É big! É campeão!