quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Level X

Joguinho abstrato que conheci numa rápida passagem na Ludus recentemente. Faz parte da série Easy Play assim como o Big Points.

Muito simples de jogar: você rola 4 dados, escolhe resultados individuais ou somados que resultem em números de 5 a 10, anda com peões, cada vez que chega no X ganha pontos equivalentes.

Quando um peão inimigo chega até o seu ele sai do tabuleiro e você deve reposicionar do início de umas das trilhas. Fichas de bônus garantem pontos extras para quem consegue pegar um tile de cada cor.

Para iniciantes.

Imagem do BGG.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MUTINY!

Jogo que ganhei de presente do amigo Macri, que sabendo que eu aprecio a temática de piratas, separou gentilmente este título de sua ludoteca pra mim. O game tem uma história bem legal: o capitão Blackheart (ahhhh, sempre tem que ter um nome malandrão) está dormindo bêbado e os bucaneiros devem escolher um novo líder. A ideia do game é que cada player consiga organizar um motim com a tripulação mais qualificada. Hár!

Depois disso, a disputa vai ser em espada, rum e saques para que o pirata mais carismático ganhe apoio dos membros da tripulação, logicamente cada um deles tem uma habilidade especial para ajudar no objetivo final. Hár!

Game leve e bem divertido. Fica bem melhor se você joga mandando uma garrafa de RUM MONTILLA junto! Pack de componentes com arte bem legal! Joga-se de 2 a 5, mas com mais gente é melhor.

Hár!!!!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dos Rios

Como o próprio nome já diz, este é um game sobre dois rios: o rio Verde e o rio Moreno. Os jogadores são trabalhadores tentando ganhar a vida em uma região inóspita colhendo milho, trigo e tabaco.

O game tem duas mecânicas principais: 1) você pode alterar o caminho do rio para irrigar áreas novas 2) você pode "assustar" adversários usando seus trabalhadores e mandando os oponentes de volta para a cidade.

A partir disso o game se define em estratégias de tirar os oponentes de perto de você, secar as plantações adversárias e construir fazendas com dinheiro ganho das colheitas (objetivo do jogo).

Fácil de aprender e rápido de jogar. Bom pra quem está começando.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Jerusalem

Esse é bíblico! Um controle de área que lembrou um pouquinho algumas coisas do El Grande. Lançado em 2010, Jerusalem é um game onde os players alocam seus cavaleiros tentando dominar as regiões do mapa. Para pontuar melhor, reproduzo o texto da contracapa do game: "Jerusalem in the 12th Century was a city embroiled in intrigues and power struggles. The Crusader Houses established themselves as the city's rulers, but who would rule over them? Now you must join in the power politics of the holy city, using your resources to control the most important districts and building a castle that towers over your opposition. Prove yourself the most capable Baron, and take your rightful place as the ruler of Jerusalem!"

Logicamente todas as regiões são boas. Há o palácio, a torre de Davi, o mercado, etc. Através da supremacia em cada uma das área é possível arrecadar mais dinheiro e mais trabalhadores para completar novas fases.

Um detalhe interessante é que cada um dos jogadores está construindo uma torre e ganha quem fizer a torre mais alta. Logicamente, a torre é construída com pontos de vitória conquistados no decorrer da partida.

Eu gostei bastante apesar de várias pessoas estarem criticando negativamente por causa da similaridade com o El Grande. A arte, diga-se de passagem, é belíssima.

Imagens do BGG.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Game-o-gram #1: CASTLE BUILDERS

Conhece o Zombie in my pocket? Pois é, este simpático game lembra um pouco a ideia do primeiro, Game-o-gram #1: CASTLE BUILDERS é um jogo cartão postal (!). É isso mesmo que você leu, caro internauta.

Um cartão postal game! Você recorta algumas pecinhas da parte inferior e a imagem é o "tabuleiro". Jogam duas pessoas e o objetivo é construir a maior parte do castelo até chegar nas torres. Você pode andar com ele na carteira e em um momento surpresa pode tentar conquistar uma garota com o game numa balada!!! (humm... acho que não).

Para deixar o game mais dinâmico há tiles com poderes para tornar o game mais competitivo. Super simples e extremamente simpático. Ganhei de presente do amigo Vinícius.

Para quem quiser comprar basta acessar o site dos criadores clicando em http://games.mrdo.se/.

Ou se você preferir, pode imprimir as imagens aqui do blog que eu gentilmente escaneei e postei em resolução mais alta (basta clicar para ampliar e salvar).

Divirta-se!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Nefertiti

Quando falamos de Nefertiti é bom tomar bastante cuidado para que não se confunda este boardgame com uma famigerada casa noturna "alternativa" de São Paulo. Enfim, Nefertiti é um game onde os jogadores estão tentando realizar grandes obras para impressionar a esposa do faraó Akhenaton.

Em um tabuleiro com diversas opções disponíveis, os players devem posicionar seus trabalhadores nos mercados mais valiosos (cada um possui uma habilidade especial e fornece alguns tipos de prêmios diferenciados).

O interessante é que você só pode colocar seus trabalhadores em um mercado que esteja disponível e aberto ao público; isso força a pensar no longo prazo e arriscar estratégias onde você deve ficar bem atento na mesa do adversário.

Divertido e rápido.

Imagens do BGG.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Blox

Título que eu joguei recentemente e achei fantástico. Assinado pela trinca de autores Jürgen P. Grunau, Wolfgang Kramer e Hans Raggan, Blox é um abstrato bem divertido, estratégico e esteticamente lindo.

A mecânica consiste em destruir e construir torres, sendo que você faz isso com cartas das cores que estão empilhadas no tabuleiro. Nas palavras dos criadores "Get out your forklift! In this diversified building game, the call goes out: Who will use tactics and good luck with the cards to erect the most valuable towers? Who will clear them out and collect the most points? And who will throw the other players from the playing field at the right moment?"

Já coloquei na próxima encomenda esse título, pois estou montando uma parte na ludoteca só com bons games abstratos.

Imagens do BGG.

sábado, 4 de dezembro de 2010

FUNBOX - Ludolocadora

Este fim de semana consegui visitar a FUNBOX, locadora de boardgames e cardgames. Eles inauguraram essa semana e a proposta é bem legal para quem gosta e quem conhecer os modern games.

E o melhor: é do lado de casa. A locadora está com mais de 400 títulos e vale a pena uma visita. É possível alugar os games por uma semana ou jogar por hora no local.

Horário de funcionamento é de segunda a sexta das 14h00 às 20h00, demais dias e feriados das 10h00 às 22h00.

O endereço é Rua Vergueiro, 439, loja 27 da Galeria Castro Alves. Fica a um quarteirão da estação Vergueiro do metrô.
Telefone: 2389-1841

Para se cadastrar é necessário ter mais de 18 anos e estar com RG, CPF e comprovante de residência em mãos.

E seguem algumas imagens do local. Boa sorte para os amigos da Funbox.





Cavum

Um game onde os players são mineradores adentrando o interior de uma montanha cheia de joias preciosas. De Michael Kiesling e Wolfgang Kramer, foi uma boa surpresa dos últimos tempos, pois o game balanceia bem o elemento de controle de área com uma espécie de leilão de sorteio de ações.

A cada rodada os players vão cavando túneis, estabelecendo ligações entre as cidades, adquirindo joias e fazendo objetos raros com as pedras encontradas (e assim marcando pontos).

Há um elemento interessante na montagem dos túneis no tabuleiro que é o de poder usar caminhos construídos pelos usuários, porém, o tile de "dinamite" pode destruir tudo no final da rodada e toda a estratégia que você construiu ter de ser repensada.

O game conta com a belíssima arte do Mike Doyle (eu particularmente adoro o trampo do cara) e vem com um pack de componentes bem portentoso.

Este foi um dos últimos títulos que joguei na correria de fim de ano. Imagens do BGG.