segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Siam

Gostei bastante desse game abstrato. Não é dos melhores que já joguei, mas seus componentes belíssimos e sua mecânica simples me conquistaram de alguma maneira. Siam é sobre uma batalha sagrada entre elefantes e rinocerontes no vale místico de mesmo nome; é um jogo de empurrar peças onde o objetivo é empurrar umas das três montanhas do meio do tabuleiro para fora da área de jogo. Estou apresentando ele para o meu pai.

Joga-se em dois players e a cada rodada é possível colocar uma peça em jogo pelas bordas, rotacionar uma peça, tirar uma peça pela borda e empurrar peças pelo tabuleiro. Há um mecanismo onde um animal só pode empurrar outro desde que os números sejam equivalentes. Um elefante nunca pode empurrar dois rinocerontes e por aí vai (há regras ligadas com a direção que o animal está "olhando" também).

As regras de empurrar não ficam 100% claras no manual e tive que dar uma lida com atenção dobrada, mas no geral é um belo jogo. O tabuleiro é de madeira e as peças são de resina pintadas como se fossem madeira. Mais uma boa aquisição para a ludoteca (que cresceu bastante com a última trip).

Safra 2005, notas amadeiradas e retrogosto de controle de área. Imagens do BGG.

4 comentários:

Ignite disse...

Vince,

achei interessante essa matéria tb. Trata-se de um board game, na qual se utiliza um "tablet" para ser o tabuleiro. Claro, ainda há mto que se desenvolver, mas fiquei imaginando a "infinidade" de possibilidades que essa tecnologia pode trazer. Downloads de tabuleiros, com as regras para facilitar a jogatina, sei lá!!! Fiquei pensando no D&D Minitatures por exemplo. Ali poderia ter as regras, bem como dados virtuais e tal (ainda prefiro dados reais), a explicação de cada miniatura (habilidades), contadores digitias, sei lá.... Novamente, algumas coisas eu ainda ia preferir o modo "atual", mas acho que outras coisas podem trazer uma "graça" ao jogo.

Segue o link:

http://dvice.com/archives/2012/01/figure-based-bo.php#4

PS: Vince, tem algum outro lugar que vc prefere que eu te envie esse tipo de coisa? hehehe....é que eu sempre coloco em algum post, mas fica meio jogado...shauushauush

Abraços...

VINCE VADER disse...

Top conteúdo! Manda pro vincevader@gmail.com

Ale AC disse...

Olá Vince,
Postei esse jogo na Ilha do Tabuleiro (http://www.ilhadotabuleiro.com.br/jogos/siam), e usei a sua descrição. Indiquei seu nome e o link do post no seu site.
Abraços!
Alemão

VINCE VADER disse...

VALEU, ALEMÃO!
Sucesso!