terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Tzolk'in: The Mayan Calendar

Este foi o destaque da noite em uma recente joga com os amigos da BGT. Tzolk'in, como o nome diz, é um game sobre o calendário maia e suas profecias. O título é assinado por Daniele Tascini e Simone Luciani (que são homens e devem ser italianos).



Tzolk'in é um game de set collection e worker placement. Os jogadores devem distribuir seus trabalhadores em "engrenagens" no tabuleiro para cumprir passos e conseguir alimentos, orar para os deuses, construir templos e conseguir recursos (pedra, ouro, madeira). O game lembra alguns pontos do Agricola, sobretudo a parte de pagar seus trabalhadores ao final de certos dias (quem não paga, perde pontos perante os deuses). Como em todo jogo que utiliza este tipo de mecânica é essencial que os jogadores fiquem atentos nas ações que vão escolher e no planejamento para as próximas rodadas. Tem muitas variáveis e uma pontuação cheia de surpresas como todo bom eurogame.



A arte e os componentes são bem legais, mas o destaque vai para o tabuleiro com as engrenagens que giram e modulam automaticamente para que local os trabalhadores vão evoluir suas aquisições. Fizemos um vídeo bacana com o Instagram que dá pra ver certinho esse funcionamento (clique aqui para ver).

Engenhoso, disputado e bem divertido. Apesar da enorme gama de opções de ações, o game é rápido e fácil de pegar. Entrou na wishlist esse aqui. Imagens do BGG.

Um comentário:

Aline Costa disse...

Tzolk'in está no topo da lista dos jogos que eu mais quero jogar. Esse lance das engrenagens parece ser sensacional.