quarta-feira, 22 de novembro de 2017

DEZ ANOS DE GAME ANALYTICZ!

Esse post é pra lá de especial. Hoje o GAME ANALYTICZ está fazendo dez - eu disse DEZ - anos de existência! No dia 22 de novembro de 2007 eu colocava no ar o post de inauguração do site para, em seguida, escrever sobre o Star Wars Miniatures Game (esse game nem existe mais, inclusive). Na época eu não achava que ia durar tanto tempo, mas o projeto perdurou vigorosamente sem nunca baixar a guarda! =)


Nos idos de 2008 até 2105 o GAME ANALYTICZ teve essa cara. Em 2016 eu resolvi mudar tudo: background, imagens, fontes, cores e tudo o mais que o sistema do Google permite.

Este é o post de número 1406. Eu não tive paciência (e tempo) para ver a quantidade de jogos (e expansões de jogos) resenhadas aqui, mas chuto que foram mais de 1000. Cacetadas de lojas, luderias e eventos também fizeram parte do site nesses dez anos - sem esquecer de dicas de livros, sites e outros conteúdos. O mais legal de manter um projeto desse funcionando é que eu tenho um registro fiel do "core" de diferentes games que experimentei nesses 10 anos (e de outros jogos que tive contato no passado). Outro ponto bacana é que por conta do GAME ANALYTICZ conheci gente muito legal e fiz boas amizades. Vale frisar que o site também ocasionou contato com empresas, publishers e faculdades; isso rendeu aulas, projetos, jogos e bons papos.

Logicamente, por conta da correria cotidiana, eu não consigo publicar tanto quanto gostaria aqui. Em Abril de 2008, por exemplo, cheguei a fazer um post por dia (!). É, era uma época com menos trabalho e mais tempo livre. No entanto, faço um esforço para publicar - pelo menos - um post por semana. Tento jogar alguma coisa nova todo mês para render assunto aqui. Isso é essencial por conta da disciplina de Análise de Jogos que leciono no curso de TECH da ESPM.

Nesse momento de lembrança e nostalgia, uma peça essencial na história do GAME ANALYTICZ merece homenagem especial: a LUDUS LUDERIA. O site surgiu poucos meses do nascimento da LUDUS aqui em São Paulo e, muito do incentivo de escrever com periodicidade, foi por conta das idas a este bar para experimentar novos games. Junto com meus dois primos, Paulo e João, chegamos a ir de duas a três vezes por semana lá para conferir novidades.


Uma mesa de "Betrayal at the house on the hill" em 2007 na Ludus Luderia. Esse jogo é legal até hoje. Na época eu tinha cabelo comprido. =)

Eu até pensei em fazer um top 10 de games jogados e resenhados por aqui, mas me perdi no primeiro scroll de página. Pensei em fazer um top 10 de momentos lúdicos, mas seria impossível no meio de tanta coisa legal. Logo, só escrevi esse post para dizer que, se depender de mim, essa parada dura mais 10 anos! Ou 20, ou 30, ou 40! Enquanto tiver game pra jogar, vou postando aqui. =)


Que Cthulhu abençoe este projeto sempre!

Valeu pra todo mundo que acompanha aqui.

Parabéns GAME ANALYTICZ!

#GoGamers

2 comentários:

Unknown disse...

Massa Vince! Parabéns!

Difícil um blog que dura tanto tempo ultimamente. Muita gente migrando pra outras plataformas e tal.

Que seja possível continuar esse por mais 40, então! =D

Aproveitando a imagem, acabei de jogar no fds passado minha primeira partida de Betrayal at the house on the hill, jogão!

VINCE VADER disse...

OPA! Valeu, Raphael!
Valeu pela audiência.
BETRAYAL é jogão. =)

Abs