sexta-feira, 19 de abril de 2024

CHEEZ- TRICKS

Oooooooooopa! Esse é um post muito, mas MUITO especial! Ele marca o début do amigo Maurício Torselli no mundo da publicação de jogos! É isso aí, amigos e amigas do GAME ANALYTICZ - para quem é fã de um bom jogo de vaza, está recomendadíssimo o CHEEZ-TRICKS: primeiro trabalho de game design do Torselli que está legal demais em todos os sentidos. Até tirei fotos especiais para o post.



Vamos falar de gameplay. É uma vaza tradicional que se joga de 2 até 5 players; ou seja: um jogador joga uma carta de um naipe e os demais (se possível) devem seguir jogando o mesmo naipe. Há um trunfo em cada rodada que serve para que alguém vença com uma carta diferente se não puder jogar a carta da vez. Até aí, tudo certo e familiar. Inclusive, em CHEEZ-TRICKS, os naipes são queijos. Temos brie, gorgonzola, parmesão e o queijo suíço (são 10 cartas de cada naipe). Ah! Sim! Os jogadores são os ratos tentando pegar os melhores pedaços de queijos.



Bom, para dificultar as coisas, o game também traz um deck de cinco tipos de gatos. A cada rodada são colocados 3 gatos na mesa e cada um deles tem um "poder" a ser ativado. Quando o poder é ativado, o gato ataca o jogador. Esses poderes estão relacionados com quem faz um determinado número de vazas primeiro, quem ganha uma determinada vaza primeiro, quem possui um número X de tipos de queijo etc. E os gatos são fundamentais para a pontuação final da rodada depois que todas a mão for jogada.



Se um jogador não foi pego por nenhum gato, cada vaza vale 2 pontos. Se um jogador foi atacado por um gato, cada vaza vale 1 ponto. Se um jogador for atacado por dois gatos ele marca zero ponto. Agora, detalhe interessante: se o jogador foi atacado pelos três gatos, eles estão tretando e - pela coragem - o rato/jogador recebe 3 pontos por vaza!

Simples e legal demais. Fora que a arte está muito divertida. Eu adorei o ratinho que veio para marcar o starting player.

Acesse aqui para saber como comprar!

#GoGamers

Nenhum comentário: